Connect with us
Técnico_Íbis_Rafael Santiago_1200_x_675 Técnico_Íbis_Rafael Santiago_1200_x_675

PEPernambucanoSanta CruzÚltimas

Técnico do Íbis avalia momento, traça planos para o futuro e relembra vitória ante o Santa Cruz: “Dever cumprido”

Foto: Reprodução/Íbis

Published

on

Aos 35 anos, treinador está em sua primeira experiência no futebol profissional

Dá para dizer que o técnico Rafael Santiago, do Íbis, já está marcado na história do futebol pernambucano. Afinal, o treinador que comanda o Pássaro Preto conseguiu um feito que não acontecia desde 1965: vencer o Santa Cruz. O triunfo após 58 anos ocorreu na última terça-feira ,no Arruda, pelo Campeonato Pernambucano. O comandante, porém, mira voos maiores e não quer parar por aí.

“Era o jogo da nossa sobrevivência, pois tivemos um resultado negativo contra o Afogados e só nos restava vencer o Santa Cruz. Montamos uma estratégia onde a equipe cumpriu à risca. A sensação é de realização do dever cumprido. Ficamos todos contentes pelo feito e mais ainda por estarmos vivos no campeonato”, disse Rafael Santiago, em entrevista ao NE45.

Santa Cruz_1x3_Íbis_Rafael Santiago_Técnico_Arruda_1200_x_675
Foto: Rafael Vieira/FPF

Rafael Santiago iniciou sua trajetória no futebol como jogador, mas deixou os gramados após uma cirurgia de ligamento cruzado. Pouco depois da recuperação, passou a ser estagiário do Náutico, onde atuou como auxiliar-técnico nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20.

O trabalho no Timbu chamou a atenção do Sport, que o contratou para comandar o Sub-13 e, posteriormente, o Sub-15. Após cinco anos no Rubro-negro, deixou o Leão durante a pandemia da covid-19. Antes de aceitar a oportunidade no Íbis, Rafael Santiago estava no Atlético-MG, mas não como treinador.

“Meu último trabalho foi no Atlético-MG como observador técnico. Fiquei nove meses. Depois, peço desligamento em dezembro de 2022 para estar próximo da família, pois teríamos um bebê. Em seguida aceito o convite do Íbis para a primeira experiência profissional”, contou o treinador.

E dá para dizer que a experiência profissional vem sendo positiva até aqui. Isso porque o Íbis, mesmo com todas as dificuldades, está fora da zona de rebaixamento e ainda pode terminar a primeira fase do Campeonato Pernambucano no G-6, conseguindo uma classificação para o mata-mata do Estadual.

“A avaliação é positiva. Mesmo com todas as dificuldades que temos e por estar ciente de que envolve, tínhamos como meta principal permanecer na primeira divisão. Se Deus nos honrar e conseguirmos vamos ter cumprido nossa meta. Porém se a classificação para a próxima fase vier consagrará um belo trabalho de todos do clube”, disse o treinador.

Técnico_Íbis_Rafael Santiago_1200_x_675
Foto: Reprodução/Íbis

E qual o futuro do técnico do Íbis?

Como se sabe, o calendário do Íbis termina ao término do Estadual. Assim, é natural que alguns profissionais recebam sondagens de outras equipes. Rafael Santiago, inclusive, revelou que foi procurado por alguns clubes, mas não há nada concreto até então.

“A intenção é dar continuidade na carreira como treinador. Tive algumas sondagens, mas nada ainda concreto”, pontuou.

Questionado sobre quais as principais metas para a carreira, o treinador revelou que deseja chegar em clubes grandes e fazer também com que seus atletas consigam atingir este objetivo.

“Contribuir com a evolução dos atletas para que cheguem em clubes maiores e o mesmo comigo, chegar lá e conquistar títulos. Todo treinador tem sonhos de dirigir clubes grandes e os três daqui da capital (Recife) são enormes”, finalizou.

Com 12 pontos, o Íbis está na 9ª posição do Campeonato Pernambucano. Na última rodada, o Pássaro Preto encara o Retrô, às 16h30. Para evitar a queda de divisão basta vencer a Fênix, mas a permanência pode vir mesmo sem vitória a depender dos outros resultados.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados