Nenhum torcedor do Fortaleza se esquecerá do empate em 2 a 2 na Arena Castelão ocorrido neste sábado. Marcado na história e nos corações dos torceores leoninos, o jogo significou a conquista do inédito pentacampeonato estadual, além de estabelecer uma nova hegemonia. A partir de hoje, o Leão é o maior vencedor do Campeonato Cearense, com 46 taças.
Hegemônico, Fortaleza supera o Ceará numa final histórica e é penta no Cearense
Jogando em casa, o Ceará começou melhor e conseguiu abrir vantagem se aproveitando de dois vacilos da defesa do Pici. Dessa forma, aos 33 minutos, o Vovô já vencia por 2 a 0, com gols de Erick e Janderson.
Entretanto, o Fortaleza provou que não estava morto ainda na reta final da primeira etapa, quando descontou com Lucero, de pênalti. Assim, comandando as ações durante todo o segundo tempo, viu a contratação mais cara de sua história, o meia Calebe, marcar o segundo gol, que lhe deu o quinto título em sequência.
⏱️ FIIIIIIIIIIIIIIIMMMMMM DE JOGO NA ARENA CASTELÃO!
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) April 8, 2023
O FORTALEZA ESPORTE CLUBE É PENTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACAMPEÃOOOOOOOOOOOOOO CEARENSE! 🏆🏆🏆🏆🏆… pic.twitter.com/5swINWK6MH
O jogo
A decisão do Campeonato Cearense 2023 começou bastante quente na Arena Castelão. Em desvantagem após perder o primeiro jogo, o Ceará iniciou ocupando o campo de ataque e evitando que o Fortaleza conseguisse sair jogando em velocidade como gosta.
Essa pressão inicial logo deu resultado, com o Vozão aproveitando um vacilo da defesa tricolor aos 9 minutos. Vítor Gabriel aproveitou vacilo de Tinga e abriu a bola na direita para Erick. O ponta cortou para o meio e acertou um belo chute colocado sem chances para Fernando Miguel para igualar o confronto.
VAMOOOOOOO!#CSCxFEC – 2×1#CampeonatoCearense2023 pic.twitter.com/dMwxIdMZ0w
— Ceará Sporting Club (@CearaSC) April 8, 2023
Superior em campo, o Alvinegro seguiu sendo mais perigoso e controlando bem as investidas do quarteto ofensivo do Leão. Assim, sem sofrer com grande perigo à meta de Richard, o Ceará aproveitou outra falha do Fortaleza para ampliar o placar. Aos 33, Janderson recebeu bola pela esquerda e arriscou. Fernando Miguel não conseguiu defender e acabou aceitando para dar à vantagem no agregado ao Vovô.
Contudo, nos acréscimos, o Fortaleza conseguiu descontar. Moisés fez jogada pela esquerda e invadiu a grande área. O atacante leonino sofreu o contato em dividida com Caíque Gonçalves e o árbitro Wagner Magalhães marcou o pênalti. Na cobrança, Lucero, com categoria, superou Richard para igualar novamente o agregado.
O Fortaleza voltou para a segunda etapa com uma modificação. Assim, Calebe foi acionado na vaga de Pochettino para aumentar o dinamismo tricolor no meio-campo. A alteração logo se mostrou efetiva quando o Leão passou a comandar as ações e chegar com mais perigo no campo de ataque.
Com o desgaste natural vinda da entrega das duas equipes, o jogo caiu bastante de ritmo na segunda metade da etapa final. As substituições fizeram o Leão se sobressair ainda mais em campo, enquanto o Ceará tinha muita dificuldade para romper a linha defensiva do Tricolor.
Aos 41, o Fortaleza conseguiu o empate. Em tabela com Pikachu, Tinga chegou na linha de fundo e cruzou voltanto. Calebe dominou e encheu o pé para superar Richard e recolocar o Tricolor na rota do inédito pentacampeonato.
Dessa forma, o Ceará partiu com tudo o que tinha para o ataque nos 10 minutos finais. Entretanto, o Leão conseguiu administrar bem a partida, afastando o ataque alvinegro da sua área. Assim, foi apenas questão de tempo para o Tricolor poder celebrar o seu 46º título.
Ficha do jogo
Ceará 2
Richard; Warley, Luiz Otávio, Tiago Pagnussat e William Formiga (Danilo Barcelos); Caíque Gonçalves (Guilherme Castilho), Arthur Rezende e Chay (Jean Carlos); Erick, Janderson (Luvannor) e Vítor Gabriel (Hygor). Técnico: Gustavo Morínigo.
Fortaleza 2
Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco (Lucas Crispim); Lucas Sasha, Caio Alexandre e Pochettino (Calebe); Moisés (Romarinho) (Marcelo Benevenuto), Thiago Galhardo (Yago Pikachu) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Local: Arena Castelão
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ)
Assistentes: Luanderson Santos (FIFA-BA) e Leila Cruz (FIFA-DF)
Gols: Erick aos 9/1ºT (Ceará), Janderson aos 33/1ºT (Ceará), Lucero aos 46/1ºT e Calebe aos 42/2ºT (Fortaleza)
Cartões amarelos: Chay (Ceará); Brítez, Tinga, Calebe, Yago Pikachu e Silvio Romero (Fortaleza)
0 comentários