Com emoção, o Náutico bateu o Cruzeiro por 1 x 0 na noite desta quinta-feira (13), nos Aflitos, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. O Timbu, que em alguns momentos levou forte pressão, conseguiu resistir e, aos 42 da etapa final, marcou com o meia Gabriel Santiago e levou a melhor no embate.
Esta vitória sobre o Cruzeiro, aliás, fez o Timbu quebrar um tabu de 14 anos e voltar a vencer a Raposa. O último triunfo tinha sido no Brasileirão de 2009. Desde então, eram 11 jogos sem ganhar do time mineiro.
Com o resultado, o Náutico larga em vantagem no confronto. A partida de volta está marcada para o dia 25, no Independência. O Timbu joga pelo empate para avançar de fase, enquanto a Raposa tem que vencer por pelo menos um gol para forçar os pênaltis.
Fim de jogo nos Aflitos: Náutico 1 x 0 Cruzeiro pela ida da terceira fase da Copa do Brasil.
— NE45 (@NE45Minutos) April 13, 2023
Timbu em vantagem no confronto. pic.twitter.com/gWmjkjteGg
O jogo Náutico x Cruzeiro
Mesmo jogando nos Aflitos, o Náutico não começou bem o primeiro tempo. Aliás, demorou para o Timbu se encontrar na partida. Prova disso é que o Cruzeiro foi dono das ações e levou perigo durante basicamente os 30 minutos iniciais do confronto.
O Cruzeiro criou pelo menos três boas chances para marcar, mas não conseguiu: ou parava no goleiro Vágner, que novamente foi seguro para fazer intervenções necessárias, inclusive com um milagre após finalização de Wesley, ou faltava pontaria e mandava para fora.
Pelo lado do Náutico, o Timbu melhorou em postura na reta final do primeiro tempo, mas sem conseguir levar tanto perigo. A equipe abusou dos cruzamentos na área, porém sem a precisão necessária.
O roteiro da etapa final, porém, não mudou muito. O Cruzeiro seguiu mais presente no campo ofensivo, enquanto o Náutico tinha pouco repertório e abusou da bola esticada. Numa dessas chegadas da Raposa, inclusive, Gilberto teve a chance na área, mas finalizou mal, a zaga alvirrubra tirou e, na sequência, Vagner defendeu.
Pelo lado do Náutico, o time melhorou após as entradas de Gabriel Santiago e Júlio nas vagas de Matheus Carvalho e Jael – este, inclusive, foi direto para o vestiário após a partida.
O Timbu chegou com perigo em uma finalização de Júlio defendida pelo goleiro Rafael Cabral. Na sequência, Gabriel Santiago emendou uma bicicleta e quase marcou um golaço. A bola bateu no travessão e foi para fora. O Cruzeiro, por sua vez, havia chegado antes com William, mas Vágner fez ótima defesa.
Aos 42 minutos do segundo tempo, porém… Os Aflitos explodiu. Após jogada de Alisson Santos, o ponta cruzou na cabeça de Gabriel Santiago, que testou firme e abriu o placar para o Náutico.
Em vantagem, coube ao Timbu administrar o resultado e largar em vantagem no duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
FICHA DO JOGO
NÁUTICO 1
Vágner; Victor Ferraz (Diego Ferreira), Paulo Miranda, Denílson e Diego Matos; Jean Mangabeira (Juan Gauto), Souza e Matheus Carvalho (Gabriel Santiago); Kayon (Alisson Santos), Paul Villero e Jael (Júlio). Técnico: Dado Cavalcanti.
CRUZEIRO 0
Rafael Cabral; William (Igor Formiga), Lucas Oliveira, Luciano Castan e Marlon; Richard (Machado), Ramiro (Wallison) e Matheus Vital; Bruno Rodrigues (Stênio), Wesley (Rafael Bilu) e Gilberto. Técnico: Pepa.
Local: Aflitos, no Recife (PE)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Renan Aguiar da Costa (CE)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Gol: Gabriel Santiago (42′ 2ºT) (NAU)
Cartões amarelos: Denilson, Jean Mangabeira e Souza (NAU); Luciano Castan, Mateus Vital, Bruno Rodrigues e Gilberto (CRU)
Público: 6.435
Renda: R$ 132.246,50
0 comentários