O zagueiro Paulo Miranda, do Náutico, também é investigado por manipulação de resultados na Série A do Brasileirão do período em que atuava pelo Juventude, em 2022. O jogador, assim como Igor Cariús, do Sport, é um dos alvos de busca e apreensão da Operação Penalidade Máxima II, deflagrada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO).
De acordo com informações apuradas pelo NE45, o jogador recebeu o mandado de busca e apreensão na manhã da última terça-feira (18), na sua casa, no Paiva, na cidade do Cabo de Santo Agostinho.
A investigação é sobre a atuação de uma organização criminosa especializada na manipulação de resultados esportivos de partidas de futebol profissional. Os jogos sob suspeitas foram válidos pela Série A de 2022 e em outros Estaduais deste ano: Goiano, Gaúcho, Mato-Grossense e Paulista.
Dos jogos do Juventude, apenas em um Paulo Miranda estava em campo, que foi na derrota para o Goiás por 1×0. Na ocasião, o atleta tomou um cartão amarelo. De acordo com a súmula da árbitra Edina Alves Batista, o atleta, que se chama Jonathan Doin como consta no documento, foi punido aos 4 minutos do primeiro tempo por reclamação.
Segundo os promotores da investigação, não é possível afirmar que os jogadores receberam dinheiro para manipular os resultados. Mas houve ofertas dos apostadores.
Igor Cariús, do Sport, investigado
O lateral-esquerdo do Sport esteve presente em umd os jogos suspeitos de manipulação de resultado, de quando atuava pelo Cuiabá, em 2022.
A publicação do MPGO não cita os nomes dos 20 mandados de busca e apreensão nos 16 munícipios em seis estados do Brasil, mas a reportagem do NE45 apurou que Igor Cariús, do Sport, é um dos nomes. Assim, um dos mandados aconteceu no Recife.
Igor Cariús teve o celular, notebook e a carteira nacional de habilitação apreendidos na manhã desta terça-feira através do mandado cumprido pelo Ministério Público de Pernambuco.
“Estão sendo cumpridos 3 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão em 16 municípios de 6 estados, expedidos pela 2ª Vara Estadual dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem ou Ocultação de Bens Direitos e Valores”, diz trecho publicação do MPGO.
Em nota, o Sport se pronunciou e se disse amplamente contra a qualquer esquema ou manipulação de resultados de quaisquer esportes. Além disso, destacou a confiança e apoio à postura e integridade profissional de Carius.
“Diante disso, no que tange à operação “Penalidade Máxima”, que cumpre mandados em estados pelo Brasil por conta de resultados da Série A de 2022 e envolve um atleta do atual elenco rubro-negro, o Clube aproveita para destacar total confiança e apoio à postura e à integridade do profissional, que tem conduta exemplar no dia a dia, e dispõe o departamento jurídico ao jogador para suporte de qualquer necessidade”, disse o Leão em nota.
Os mandados de busca e apreensão são desdobramentos da Operação Penalidade Máxima, que foi deflagrada em em 2023, “a qual resultou no oferecimento de denúncia, já recebida pelo Poder Judiciário, com imputação dos crimes de integrar organização criminosa e corrupção em âmbito desportivo”, diz o MP-GO.
Segundo informou o MP-GO, o grupo criminoso cooptava jogadores profissional, oferecendo propostas entre R$ 50 mil a R$ 100 mil para os atletas que cometessem eventos combinados nas partidas.
“A investigação indica que as manipulações eram diversas e visavam, por exemplo, assegurar a punição a determinado jogador por cartão amarelo, cartão vermelho, cometimento de penalidade máxima, além de assegurar número de escanteios durante a partida e, até mesmo, o placar de derrota de determinado time no intervalo do jogo”, diz trecho da publicação do MP-GO
Igor Cariús segue viagem com o Sport para a final do Nordestão
A operação aconteceu um dia antes da final da Copa do Nordeste, entre Sport e Ceará. O Rubro-negro embarca nesta terça-feira, e Igor Cariús viaja normalmente.
O Rubro-negro encara o Ceará às 21h30 desta quarta-feira (19), no Castelão, pelo primeiro jogo de ida da final do Nordestão.
0 comentários