publicidade

Sport bate Retrô na Ilha do Retiro, confirma invencibilidade e conquista 43º título estadual

Pernambucano, PE, Sport, Últimas

Por Yago Mendes

Por Yago Mendes

Postado dia 22 de abril de 2023

Quarenta e três vezes Sport. Após quatro anos de jejum, o Leão voltou a levantar uma taça do Campeonato Pernambucano diante do seu torcedor, que lotou a Ilha do Retiro, neste sábado. Assim, o Rubro-negro aproveitou a vantagem de ter vencido a primeira partida, por 2 a 1, e com gols de Vagner Love e Gabriel Santos, garantiu o novo triunfo, desta vez por 2 a 0, soltando o grito preso na garganta dos leoninos.

A vitória, diga-se, encerrou um jejum de 13 anos sem vencer um campeonato comemorando um triunfo na Ilha do Retiro. A última vez em que o Rubro-negro venceu a partida de encerramento do Estadual e levantou a taça em seu estádio foi em 2010, quando bateu o Náutico, por 1 a 0, com gol de Leandrão. Vale lembrar que em 2014, o Leão venceu o Timbu, mas o jogo aconteceu na Arena de Pernambuco.

Além disso, o Sport também consagra a sua quinta conquista invicta na história. Anteriormente, o Leão havia sido campeão do Pernambucano sem ser derrotado nos anos de 1917, 1941, 1998 e 2009.


O Retrô, por sua vez, chega ao seu segundo vice-campeonato consecutivo no Estadual. No ano passado, a Fênix chegou na final diante do Náutico, onde mesmo vencendo a primeira partida, acabou vendo o título escapar nos pênaltis.

O jogo

Em vantagem no placar e mais desgastado por ter jogado a primeira partida da final da Copa do Nordeste no meio de semana, o Sport entrou em um ritmo diferente do habitual em campo na Ilha do Retiro. Assim, mais incisivo e precisando reverter o resultado, o Retrô partiu para cima e conseguiu duas boas chances de gol antes dos 10 minutos, com Fernandinho e Radsley.

Entretanto, aos poucos o Leão foi conseguindo encaixar a marcação e ir diminuindo os espaços para se tornar mais efetivo. Dessa forma, aos 20, o Sport fez valer a força que vinha das suas arquibancadas e ampliou mais sua vantagem.

Fabinho encaixou bom passe para Jorginho, que avançou livre e bateu para defesa de Jean. Vagner Love recolheu, driblou dois defensores e, com frieza, bateu no canto direito da meta da Fênix.

Com os gols, o Sport voltou a adotar uma postura mais retraída para administrar sua vantagem. O Retrô, por sua vez, parecia afobado e só conseguia criar perigo em jogadas pensadas ou executadas pelo experiente Fernandinho.

Na reta final da etapa inicial, o clima esquentou. Em dividida no campo de defesa do Sport, o atacante Radsley, do Retrô, atingiu o volante Ronaldo por cima. Com ajuda do VAR, o árbitro expulsou o jogador da Fênix e o técnico Dico Woolley, que já tinha cartão amarelo e reclamou muito do lance.

Na frente do placar e com um homem a mais o Sport iniciou o segundo tempo formatado para jogar no erro do Retrô. Pelo lado da Fênix, mesmo com um jogador a menos, o time de Camaragibe tornou o time ainda mais ofensivo com as entradas de Matheus Serafim, William Marcílio e Luisinho.

O jogo ficou um pouco mais complicado para o Leão a partir dos 26 minutos, quando em desentendimento com Matheus Serafim, o lateral Ewerthon acabou expulso, mas nada que atrapalhasse a festa leonina.

Aos 38 minutos, Vagner Love, que vem sendo decisivo com gols, mostrou seu lado garçom. Assim, o camisa 9 achou Gabriel Santos com belo passe. O jogador avançou e bateu na saída de Jean para ampliar o placar e sacramentar que a taça ficaria na Ilha do Retiro.

Vagner Love - Sport
Aos 38 anos, Vagner Love marcou o gol do título leonino – Foto: Rafael Bandeira/Sport
Posts

Blog de Cassio: FPF estipula taxa R$ 1,8 milhão para filiação profissional. E tem gente solicitando…

Próximos jogos

Com a primeira conquista da temporada assegurada, o Sport terá pouco – ou nenhum – tempo para comemorar. Isso porque já voltará a campo na próxima quarta-feira, quando encara o Coritiba, no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Para avançar o Rubro-negro precisará vencer a partida disputada, às 19h, novamente na Ilha do Retiro.

Já o Retrô volta a campo apenas no primeiro final de semana de maio, entre os dias 6 e 7, quando estreia na Série D, fora de casa, contra o Falcon-SE. A Fênix buscará mais uma vez o seu acesso e terá como no Grupo A4, Bahia de Feira, Sergipe, Jacuipense, ASA, Cruzeiro-AL e Atlético de Alagoinhas.

Ficha do jogo

Sport 2
Renan; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús (Felipinho); Ronaldo, Fabinho e Jorginho (Gabriel Santos); Facundo Labandeira (Edinho) (Pedro Martins), Luciano Juba e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.

Retrô 0
Jean; Israel, Yuri (Renato Henrique), Guilherme Paraíba e Edson; Jonas (William Marcílio), Ratinho (Rômulo) (Luisinho) e Alencar; Radsley, Fernandinho e Giva (Matheus Serafim). Técnico: Dico Woolley

Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima
Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Júnior e Karla Renata Cavalcanti de Santana
VAR: Gilberto Castro Júnior
Gols: Vagner Love aos 20/1ºT (Sport)
Cartões amarelos: Rafael Thyere, Vagner Love, Jorginho, Edinho (Sport); Dico Woolley, Fernandinho, Guilherme Paraíba, Rômulo (Retrô)
Cartão vermelho: Ewerthon (Sport); Radsley e Dico Woolley (Retrô)
Público Total: 26.345
Renda: R$ 793.685,00

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING