Uma derrota com um desempenho assustador. Foi isso que os torcedores do Bahia viram no embate entre o Tricolor e o Santos – adversário dos baianos na Copa do Brasil na semana que vem – nesta quarta-feira na Vila Belmiro. Exibindo muita fragilidade defensiva e uma postura defensiva quase inexistente, o Esquadrão foi dominado pelo Alvinegro, que construiu a vitória por 3 a 0 de maneira natural – e com vaga para mais.
Com o resultado, o Bahia viu a sua sequência de dois triunfos consecutivos serem interrompidos com a apresentação na Vila Belmiro. Com a subida na tabela da Série A sendo freada, o Esquadrão fica na 14ª posição com seis pontos ganhos. O Tricolor de Aço ainda pode ser ultrapassado por Corinthians e Vasco, que ainda jogam nesta rodada.
O jogo
O Bahia não conseguiu resistir à intensidade aplicada pelo Santos nos primeiros minutos de jogo. Com uma formação muito modificada, com mudanças em todos os setores do campo, o Esquadrão viu o Santos abrir uma boa vantagem já com 12 minutos de jogo.
O primeiro gol alvinegro saiu logo aos 3 minutos. Após cochilo de Thaciano, o time paulista avançou em velocidade com Ângelo, que acionou Lucas Lima. O meia arriscou de fora da área, mas a bola se apresentou para Mendoza, que fez a assistência para o jovem Deivid Washington abrir o placar.
O primeiro gol com o #MantoSagrado! 🫶⚽️#SANxBAH | 1×0 pic.twitter.com/yKjdM5dkNj
— Santos FC (@SantosFC) May 10, 2023
Nove minutos depois, o Bahia sofreu um novo golpe. Deivid Washington recebeu bola no meio-campo e avançou em velocidade para tocar em Lucas Lima, que acionou Mendoza. O atacante invadiu a área e bateu com tranquilidade para ampliar.
O Bahia só saiu das cordas e começou a jogar a partir dos 20 minutos, mas ainda assim, longe de ser perigoso como o time Paulista. A primeira chance do Esquadrão aconteceu apenas aos 24, quando Thaciano arriscou de fora para o goleiro João Paulo fazer a defesa parcial e a bola ser afastada em definitivo pelo zagueiro Joaquim.
Na parte final do primeiro tempo, o Santos perdeu um pouco de sua intensidade pela esquerda com a saída de Mendoza, que deixou o campo lesionado. Dessa forma, o Bahia passou a ocupar mais a faixa de ataque e chegou ao gol aos 44, com Ademir, contudo o VAR invalidou o lance por impedimento.
Na volta do intervalo, o Bahia voltou mais ofensivo, com a entrada de Cauly na vaga de Cicinho. Entretanto, mais uma vez, o Esquadrão tomou um gol muito cedo, o que prejudicou ainda mais a estratégia.
Aos 5, Lucas Braga recuperou bola ainda no meio-campo e avançou. O atacante acionou Lucas Lima, que deixou Deivid Washington na boa para marcar. Contudo, ele foi bloqueado pela defesa do Esquadrão e o rebote se apresentou para Ângelo marcar o terceiro.
A situação ainda poderia ter ficado pior seis minutos depois, quando o camisa 11 do Santos marcou seu segundo gol na etapa final. Contudo, a arbitragem impugnou o lance por impedimento.

Sem forças para reagir, o Bahia ainda viu o técnico Renato Paiva fazer mudanças em atacado, acionando Yago Felipe, Diego Rosa e Vinícius Mingotti, nas vagas de Acevedo, Thaciano e Arthur Sales. Porém, mesmo assim, o time da Boa Terra seguiu seguiu sendo facilmente envolvido na defesa e vendo o Santos criar e desperdiçar várias chances.
A melhor chance do Bahia na segunda etapa aconteceu aos 28 minutos. O zagueiro Joaquim saiu jogando errado e deu um presente para Cauly dentro da grande área, mas na hora da finalização, o meia do Tricolor bateu para fora.
Dessa forma, com um desempenho muito ruim e uma fragilidade defensiva assustadora, o Bahia viu sua sequência de vitórias ser freada, bem como a sua subida na tabela da Série A. Vale lembrar que as duas equipes voltam a se enfrentar na Copa do Brasil já no próximo meio de semana, novamente na Vila Belmiro.

Blog de Cassio: O ranking de redes sociais até maio de 2023, com 349 mil adesões no Nordeste
Próximos jogos
O Bahia volta a campo pela Série A já no final de semana. No sábado, o Tricolor de Aço recebe o Flamengo, na Arena Fonte Nova, às 16h. O jogo é válido pela 6ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Ficha do jogo
Santos 3
João Paulo; Gabriel Inocêncio, Messias, Joaquim e Lucas Pires; Dodi (Vinícius Balieiro), Camacho (Alison) e Lucas Lima (Daniel Ruiz); Ângelo (Ed Carlos), Mendoza (Lucas Braga) e Deivid Washington. Técnico: Odair Hellmann.
Bahia 0
Marcos Felipe; David Duarte, Kanu e Vítor Hugo; Cicinho (Cauly), Acevedo (Vinícius Mingotti), Thaciano (Yago Felipe) e Chávez; Biel (Daniel), Ademir e Arthur Salles (Diego Rosa). Técnico: Renato Paiva.
Local: Vila Belmiro
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ)
Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA-DF) e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ)
VAR: Rafael Traci (SC)
Gols: Deivid aos 3/1ºT, Mendoza aos 12/1ºT, Ângelo aos 5/2ºT (Santos)
Cartões amarelos: Deivid, Lucas Braga e Lucas Lima (Santos); Cicinho, Chávez, Acevedo e Kanu(Bahia)
0 comentários