Setor de captação do Sport recomendou a assinatura de 36 contratos entre as categorias Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20
O Sport vive um bom momento em suas categorias de base. Próximo de mais uma semifinal de Copa do Brasil Sub-17 pelo segundo ano consecutivo, a base Rubro-negra também teve uma ótima participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023, competição Sub-20, onde acabou eliminado pelo Goiás, nas quartas de final.
As boas campanhas refletem também no time profissional, que vem sendo abastecido de vários talentos vindos da base. Atualmente, o principal destaque do time em 2023 é Luciano Juba, oriundo das divisões de base do clube.
Além dele, mais 15 atletas oriundos da base estão no time profissional, dentre eles, nomes conhecidos como Ronaldo Henrique, Chico, Ewerthon, e os novos talentos Pedro Martins e Fábio Matheus.
Recentemente, o Leão também revelou nomes que deram um grande retorno financeiro. São eles: Mikael, Gustavo, Maílson, e Joelinton, que atualmente defende o Newcastle, da Inglaterra, e está cotado para defender a Seleção Brasileiro. Todas essas revelações fizeram o clube olhar para a base com mais carinho.

Pensando nisso, foi montado há pouco mais nove meses o setor de captação no departamento de futebol de base. Neste período, foram avaliados mais de 1300 atletas e assinados 36 contratos entre as categorias Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20.
O setor atualmente é composto por três profissionais, sob a liderança de Lucas Nóbrega, que chegou ao Sport em setembro do ano passado para coordenar o projeto. Ao site do clube, Lucas analisou o trabalho que vem sendo realizado.
“O papel da base no clube é desenvolver talentos para atuar em nossa equipe profissional. Com o sucesso recente na Copa São Paulo e no Torneo de Viareggio, na Itália, e a subida de 8 jogadores do Sub-20 para o profissional, o trabalho da captação é essencial para a competitividade e o alto nível no elenco”, destacou.
“Estamos garantindo o presente com jogadores como Fábio e Renzo, por exemplo, e trabalhando no futuro do Sport com atletas que recrutamos ainda com 13 ou 15 anos”, completou.

“O setor de captação possui um observador técnico, que tem como objetivo visitar torneios e projetos de base, mapeando os principais talentos da região, e um analista de mercado, que é responsável pela análise de jogos e estatística de forma mais individualizada. Temos hoje sendo monitorados quase 1900 atletas, majoritariamente na região Nordeste”, finalizou Lucas Nóbrega.
Números do setor de captação
– Atletas avaliados in loco em competições e/ou visitas: 1330
– Atletas avaliados na seletiva Leões da Base até então: 165
– Jogos observados pela Análise de Mercado: 318
– Atletas avaliados pela Análise de Mercado: 532
– Atletas avaliados no processo de intercâmbio Filtro 1 e 2: 640 , sendo 31 aprovados no Filtro 2.
Atletas recrutadas por categoria
– Sub-13: 11 atletas
– Sub-15: 10 atletas
– Sub-17: 9 atletas
– Sub-20: 6 atletas
0 comentários