Vozão conheceu o seu primeiro triunfo como mandante
Na noite deste sábado, diante de um Presidente Vargas – mais uma vez – vazio, o Ceará fez o suficiente para retomar o caminho da vitória no Campeonato Brasileiro da Série B. Com gols de Erick e Nicolas, o Alvinegro superou o Tombense por 2 x 0 e subiu na tabela da classificação. O triunfo cearense, apenas o segundo na competição, marcou os primeiros três pontos conquistados jogando como mandante.
Como fica?
Com o resultado, o Mais Querido se aproximou da primeira página da tabela. Antes rondando a zona de rebaixamento, agora o Ceará ocupa a 11ª posição, com sete pontos conquistados. Já o Tombense se encontra na 17ª colocação.
Ceará conta com bom 1º de Erick e larga em vantagem
Pressionado por melhores resultados, o Ceará foi intenso na busca pelo gol desde o primeiro minuto de jogo. Mas o time estava visivelmente nervoso. Com bolas longas, na tentativa de explorar a velocidade de Erick, a equipe até ganhava campo, mas não conseguia assustar a o goleiro Felipe Garcia. Pelo contrário, quem primeiro levou perigo foi o Tombense.
Passados 20 minutos, a bola seguia no pé dos cearenses, que já se mostravam mais calmos e, enfim, conseguiam trocar passes e avançar no campo adversário. Com mais posse de bola, os comandados de Eduardo Barroca procuravam o meia Jean Carlos, principal passador alvinegro. O camisa 10 arriscava e até, achou, por vezes, Nicolas, na área. Mas parecia pouco.
Aos 19, a insistência alvinegra pelo lado direito surtiu efeito. Após lançamento preciso de Richardson, Erick deixou quicar e, de forma inteligente, tocou por cobertura, aproveitando a saída do goleiro, que até se esforçou para defender, mas a bola já havia entrado. Um gol que premiou o oportunismo do camisa 11 – e artilheiro da equipe na temporada.
A vantagem fez com que o Ceará desacelerasse um pouco a partida, que ficou ainda mais marcada e concentrada no meio de campo, com muitas paralisações. O Vozão ainda chegou a ampliar, desta vez com Nicolas, que estava impedido. O Tombense, por sua vez, até se fazia presente no ataque, mas abusava dos erros – de passes e finalizações.
Vozão anula investidas do Tombense e amplia placar
Na volta do intervalo, o Ceará adiantou a marcação e pressionou saída de bola do Tombense. A insistência até rendeu chances, mas sem perigo. Do outro lado, o Gavião-Carcará se lançava ao ataque em busca do empate, tendo como ditador de ritmo o meia Matheus Frizzo, que substituiu Egídio. Apesar de maior dinâmica, Richard pouco trabalhou.
Com o passar do tempo, o confronto se desenhou mais aberto. Ja era, aliás, uma partida mais jogada e com menos paralisações. E com chances lá e cá. Aos 11, Marcelinho tabelou com Frizzo e arriscou para o gol, vendo a bola ser desviada e passar rente à trave. Logo depois, aos 13, foi a vez de Chay aproveitar sobra e soltar uma bomba para defesa de Felipe Garcia.
A troca de boas chances seguiu, com os mineiros até construindo bom volume. Mas foi o Ceará, com Nicolas, que voltou a balançar a rede. Aos 31, o centroavante aproveitou bola cruzada por Janderson e escorou, de cabeça, para ampliar e encaminhar o triunfo alvinegro.
Na reta final, o Tombense ainda construiu boas chegadas, todas passando pelos pés de Frizzo. Mas sequer chegou perto de mudar a história do placar. Aguerrido, o Vozão sustentou a vantagem conquistada e deu fim ao jejum de triunfos jogando como mandante.
Próximos compromissos
Ceará e Tombense terão uma semana ‘livre’ para treinamento até os próximos compromissos. Na sexta (19), o time mineiro recebe o Londrina, às 19h. No domingo (21), é a vez do Vozão visitar o Criciúma, às 15h30.
FICHA DO JOGO
CEARÁ 2
Richard; Caíque Gonçalves (Warley), Tiago Pagnussat (Léo Santos), Gabriel Lacerda e Danilo Barcelos; Richardson, W. Maranhão, Chay (Erick Pulga); Jean Carlos (Guilherme Castilho), Erick (Janderson) e Nicolas. Técnico: Eduardo Barroca.
TOMBENSE 0
Felipe Garcia; Luís Felipe (Pierre), Augusto (Zé Vitor) e Roger Carvalho e Pedro Costa; Bruno Silva, Egídio (Matheus Frizzo), João Pedro (Felipe Cruz) e Jaderson (Luiz Fernando); Marcelinho e Alex Sandro. Técnico: Marcelo Chamusca.
Local: Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima
Assistentes: Rafael Trombeta e Jefferson Cleiton Piva da Silva
Gols: Erick (19’/1T) e Nicolas (31’2T) (CEA)
Cartões amarelos: Gabriel Lacerda e W. Maranhão (CEA); Bruno Silva e João Pedro (TOM)
0 comentários