Connect with us
Técnico Felipe Surian não deve seguir no Botafogo-PB para 2024 Técnico Felipe Surian não deve seguir no Botafogo-PB para 2024

ParaibanoPBSérie CÚltimas

Em entrevista ao NE45, Felipe Surian comenta contexto em que chegou ao Botafogo-PB, detalha trabalho e mira acesso

Felipe Surian é técnico do Botafogo-PB. Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB

Published

on

O treinador foi contratado em meio a situação turbulenta, mas conseguiu remontar uma equipe que figura entre as melhores neste início na Série C

A temporada mal tinha começado e o Botafogo-PB já vivia momentos ruins. Na Copa do Nordeste, foi eliminado na pré-eliminatória para o Santa Cruz. No Paraibano, foi para o segundo jogo da semifinal com a vantagem em cima do Sousa, mas foi goleado e eliminado. Neste contexto que o técnico Felipe Surian foi contratado para comandar o Belo na Série C.

Mas semanas antes do anúncio oficial de Surian, outro técnico foi contratado, Leston Júnior, que acabou não ficando, assim como aconteceu com o agora ex-presidente, Alexandre Cavalcanti, que pediu para deixar o cargo. Com Roberto Burity, o vice, assumindo, o Botafogo-PB passou por uma grande reformulação.

Mais de sete jogadores foram dispensados do Botafogo-PB. Outros foram contratados a pedido de Surian, que precisava montar uma equipe forte para a Série C, a fim de conseguir o tão sonhado acesso. Com a eliminação no Paraibano, a equipe conseguiu fazer uma pré-temporada de mais de um mês.

Com um bom começo, o Botafogo-PB permanece invicto na Série C, junto com o líder São Bernardo. Ocupando o 3º lugar na classificação, o time tem 8 pontos (2V e 2E). Em entrevista exclusiva ao NE45, Felipe Surian falou sobre a importância de jogadores experientes na equipe, também citou que não há uma grande preocupação com o sistema defensivo, que vem levando bastante gols, e despistou sobre o favoritismo no Belo dizendo apenas que a prioridade é o acesso para a Série B.

Entrevista com Felipe Surian, técnico do Botafogo-PB

Felipe Surian é técnico do Botafogo-PB. Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB
Felipe Surian é técnico do Botafogo-PB. Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB
NE45: Apesar dos problemas que o Botafogo-pb viveu no início da temporada, você esteve presente na reformulação da equipe e conseguiu encaixar um time que vem conseguindo bons resultados. Como você analisa o momento atual da equipe?

Surian: “O futebol brasileiro é bem dinâmico, a gente já está acostumado com essas trocas, montagens terem que ser mais rápidas devido às várias situações que acontecem dentro do clube. Sempre monto a equipe com jogadores experientes que já tenho trabalhado, ou atletas que tenha acompanhado ou jogado contra para facilitar a montagem e o perfil do elenco. Nós fizemos isso quando cheguei. Peguei os atletas que iam permanecer, traçamos um perfil do que nós iríamos precisar e se enquadrasse no nosso planejamento. E as contratações vieram quase que 100% do que a gente pediu. Só dois ou três atletas que tínhamos interesse e não vieram. E coincidentemente, e pelo trabalho que fizemos na pré-temporada, encaixou bem e conseguimos iniciar bem a competição. O nosso desafio é além de manter as vitórias, os pontos durante os jogos, é fazer com que eles venham adquirir mais confiança e jogo. Mas dentro do planejado até agora, está saindo tudo como traçado no início”.

NE45: A média de idade da equipe titular é acima de 25 anos, com apenas alguns jogadores mais jovens. Você gosta de ter jogadores mais experientes na equipe? Acha que isso ajuda na Série C?

Surian: “É sempre bom ter uma mescla: jogadores mais experientes e jovens com talento. Mas a Série C, como a maioria dos jogos são nos finais de semana, nos dá uma certa tranquilidade para trabalhar com os atletas experientes com o tempo de descanso e recuperação na semana, coisa que na Série B você não consegue. Eu analiso bem as competições e traço os perfis. Os jogadores experientes sentem menos os jogos difíceis, como nós tivemos logo de cara com equipes tradicionais. Eles suportam mais, passam experiência aos mais jovens e tem surtido efeito e facilitado esse processo, principalmente com os mais jovens. A qualidade deles também [dos jogadores mais experientes] facilita, a história de vida, das competições. Eu gosto de ter os atletas mais experientes na minha equipe.

NE45: O Botafogo-PB tem a 3º melhor ataque no momento na Série C, com 7 gols, mas a defesa tem levado gols, foram 5. Há uma preocupação sobre a quantidade? O que você vem trabalhando com a equipe em relação a esse problema?

Surian: “Eu jogo sempre para vencer, para frente, marcar pressão e buscar os gols. Vai ter momentos que você vai criar espaço para os adversários também. Claro que trabalhamos para não levar gols, mas pelo jeito que jogamos tem momentos que a equipe vai sofrer e abrir espaço para os adversários. Eu me preocupo mais em pontuar, vencer. Se eu ganhar de 10 x 9 ou 5 x 4, o que importa são os três pontos conquistados e consequentemente o topo da tabela. Mas claro que a gente sempre trabalha para melhorar esses quesitos”.

NE45: No momento, não há nenhum destaque no ataque do Botafogo-PB. Todos os gols foram feitos por jogadores diferentes na Série C. Você acha que isso é um problema?

Surian: “Mostra que nós estamos variando bastante nossas faces ofensivas nos momentos dentro do jogo. Não temos apenas uma jogada, temos várias e situações que criamos dentro do jogo. Claro que o torcedor espera que o centroavante ou atletas que jogam mais próximo do gol, venha marcar mais. Mas mostra também que não dependemos apenas de um atleta ou de um setor na equipe. Todos estão trabalhando igualmente, buscando os pontos positivos, fazer os gols, e consequentemente buscando a vitória”.

NE45: Até o momento, o torcedor que compareceu ao Almeidão não viu o Botafogo-PB perder. Queria que você falasse sobre a importância da presença e apoio das arquibancadas em uma Série C.

Surian: “É muito importante ter o torcedor. Desde que chegamos, a gente busca estar perto, acolhemos todos os dias no centro de treinamento, dar a oportunidade para visualizar o que nós estamos trabalhando. E nos jogos, é importante chamarmos sempre os torcedores e fazer com que os atletas dentro de campo também chamem. E eles [os torcedores] só ficam empolgados quando jogamos bem e ganhamos, assim como iniciamos. E o efeito está sendo bom, espero que continuemos fazendo bons jogos, estar sempre no topo da tabela, para que eles continuem apoiando, indo ao estádio. E juntos, nós vamos fazer uma grande competição. Eles também fazem parte do processo, desse tão sonhado na classificação para a Série B”.

NE45: Pela 9º vez consecutiva, o Botafogo-PB está disputando a Série C. Você considera que este ano ele é um dos favoritos ao acesso e título?

Surian: “O Botafogo é uma equipe tradicional, de muita força e sempre buscou os títulos nas competições que participou. E nós não vamos fugir disso. Desde que cheguei, a nossa conversa sempre foi para o acesso, o nosso foco e objetivo, primeiramente, é o acesso e após isso, vamos em busca do título”.

O ranking de redes sociais até maio de 2023, com 349 mil adesões no Nordeste

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados