Connect with us
Criciúma_1x0_Sport_Série B_2023 Criciúma_1x0_Sport_Série B_2023

PESérie BSportÚltimas

Sport denuncia xenofobia após partida ante o Criciúma e vai levar caso à CBF: “Imagens claras”

Foto: Rafael Bandeira/SCR

Published

on

A súmula da partida, contudo, não relata o episódio, mas VP de competições do clube garante ida à CBF

Vice-presidente de competições do Sport, Augusto Carreras denunciou um caso de xenofobia por parte da torcida do Criciúma após a partida da última quarta-feira, no Heriberto Hülse, vencida pelos donos da casa por 1 x 0. Segundo o dirigente, o Rubro-negro tem imagens claras dos xingamentos e vai levar o caso à CBF.

A súmula da partida, no entanto, não traz os xingamentos, mas Augusto Carreras afirma que o clube comunicou Guilherme dos Santos Gomes, delegado da partida, ainda durante o campo. O Leão tem as imagens para provar os gritos e também identificar os torcedores.

Segundo o GE, alguns dos termos ditos pela torcida do Criciúma passam por: “Brasil é Sul”, “vocês são lixo” e “vão embora”.

Criciúma_1x0_Sport_Série B_2023
Foto: Rafael Bandeira/SCR

Em entrevista após a partida, Carreras lamentou o episódio, disse que xenofobia é inadmissível e que o Brasil precisa dar exemplo no combate ao preconceito. O caso, aliás, acontece dias depois do caso de racismo sofrido pelo atacante Vinicius Junior, na Espanha, que gerou grande comoção e revolta mundial.

“A gente fica triste. Nos tempos de hoje ver situação de xenofobia. A gente cobra postura no exterior e aqui a gente não dá o exemplo. Sei que isso não é uma posição do povo de Criciúma, é um povo que sempre nos recebe muito bem aqui, é carinhoso, respeitoso. Mas não podemos deixar de registrar que alguns torcedores ainda se comportam dessa forma, com preconceito de região, de cidade, o que a gente conhece no código penal como xenofobia”, disse Carreras.

“O Sport tem imagens claras disso e vai comunicar à CBF e vai deixar que ela tome as providências que são necessárias para coibir esse tipo de comportamento. Isso não é admissível nos tempos de hoje, não era lá atrás, avalie hoje. A gente conhece o povo de Criciúma, de Santa Catarina, o povo do Sul do país. Mas esses pequenos casos têm que ser coibidos para não virarem no futuro grandes casos”, completou o dirigente.

É importante destacar que xenofobia é crime e consta no artigo 20 da lei 7.716/89, que é a Lei de Combate ao Racismo. Quem comete xenofobia pode pegar reclusão de um a três anos e multa. Caso o crime seja cometido em redes sociais, aí a punição é ampliada para reclusão de dois a cinco anos e multa.

O Sport na Série B

Com 11 pontos em seis jogos, o Rubro-negro está na 10ª colocação, quatro pontos abaixo do Botafogo-SP, que fecha o G-4. Vale lembrar também que o Sport tem duas a partidas a menos em relação aos demais concorrentes.

O Leão volta a campo neste domingo (28), contra o ABC, na Ilha do Retiro, às 18h, em compromisso válido pela nona rodada da competição.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados