Tricolor voltou às quartas da competição depois de quatro anos
A classificação do Bahia às quartas de final da Copa do Brasil, nos pênaltis contra o Santos, pôs fim a alguns jejuns. Do coletivo ao individual. O Esquadrão não vencia uma disputa de penalidades jogando na Fonte Nova, diante do seu torcedor, há 27 anos. A última vez que um triunfo neste cenário havia acontecido foi na ainda Taça Maria Quitéria, competição amistosa promovida, na época, pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).
Naquela oportunidade, o Tricolor venceu o Internacional em uma decisão de terceiro lugar. Vale destacar que o certame, que contou com três edições, contava com a dupla Ba-Vi – fixa – e outras duas equipes. O levantamento foi realizado pelo perfil EC Bahia Números.
Já em competições oficiais, o jejum é ainda maior, mas a lembrança é mais marcante: há 35 anos, contra o Sport, em 1988, no Brasileiro em que sagrou-se bicampeão. Na ocasião, a primeira fase da disputa ainda se desenhava com a disputa de pênaltis sendo necessária em caso de qualquer empate.

Sequência de triunfos
Se a classificação contra o Peixe encerrou tabus, também manteve. Com o avanço de fase através das penalidades, o Bahia emplacou o quinto triunfo consecutivo quando o assunto é disputa de pênaltis. Um cenário, diga-se, que não acontecia desde 1967.
Lá atrás, há 56 anos, despachou, em sequência, Vitória – duas vezes, Ypiranga-BA, Bahia de Feira-BA, Colo Colo-BA e Galícia-BA. Na atual série, venceu, entre 2020 e 2023 – até o momento -, Atlético-BA, Fortaleza, Ceará, Azuriz-PR e Santos.
Goleiro do Bahia dá fim a jejum pessoal

Além da alegria em ter contribuído diretamente para a classificação, a atuação de Marcos Felipe foi determinante, também, para encerrar um jejum pessoal. Isso porque o arqueiro voltou a defender uma penalidade depois de dois anos e três meses.
A última vez que havia parado um cobrador tinha sido em março de 2021. Na época, o goleiro ainda atuava pelo Fluminense e impediu o gol de Jean, do Boavista, em duelo pelo Campeonato Carioca.
0 comentários