Do interior do Rio Grande do Norte, lateral faz grande temporada no Flamengo e vai à Seleção Brasileira
Cria da base do ABC, o lateral-esquerdo Ayrton Lucas vive o melhor momento da sua carreira até agora. Aos 25 anos, o jogador nascido em Carnaúba dos Dantas, a 219 quilômetros de Natal, tem sido uma das principais peças do Flamengo em 2023 e isso lhe rendeu uma convocação para a Seleção Brasileira. Uma trajetória de sucesso que ainda tem margem para crescimento.
Confira, em mais um perfil do NE45, a história de Ayrton Lucas. Potiguar. Nordestino. Que não esquece suas raízes e tem conquistado uma grande projeção a nível nacional. Agora, alçando mais voos internacionais, orgulhando Carnaúba dos Dantas.
Quem é Ayrton Lucas?
Nascido e criado no interior do Rio Grande do Norte, em Carnaúba do Dantas, Ayrton Lucas é lateral-esquerdo e hoje atua no Flamengo. Mas a sua história começou ainda na sua cidade natal. Desde cedo jogando pela cidade, o garoto mantinha firme o seu sonho de ser jogador de futebol. E os primeiros passos dentro de um clube foram no ABC.
A chegada de Ayrton Lucas ao Alvinegro teve seus passos até lá. Ele jogava num projeto social em sua cidade, ainda criança, e chegou ao ABC depois de uma peneira que ele participou na cidade de Caicó, aos 14 anos.
No vídeo abaixo, já estando nas categorias de base do Elefante, ele dava o seu depoimento e incentivava outras crianças de Carnaúba dos Dantas a seguirem o sonho de jogar futebol para, um dia, jogar com ele no ABC.
Ele chegou ao clube em 2012 e permaneceu até 2014, onde até fez parte do elenco profissional naquela temporada, mas sem ser utilizado. Sendo um destaque na base do ABC, o jogador foi negociado para o Fluminense, onde chegou para o time de juniores do Tricolor.
Daí em diante, a carreira do lateral decolou, mas ele mantém suas raízes muito bem fincadas na sua terra natal. Sempre passa pela cidade nas férias para visitar a família, amigos e seu projeto social, a Escolinha Ayrton Lucas, onde dezenas de crianças e adolescentes jogam futebol gratuitamente, tendo como requisito estarem matriculados na escola.
O projeto funciona no estádio municipal de Carnaúba dos Dantas, o Campo Municipal José Henrique Dantas. Local que o próprio Ayrton contribuiu financeiramente na reforma e instalação de torres de iluminação. Além disso, ele também promove jogos beneficentes na cidade ao fim de ano para arrecadação de alimentos a serem doados às famílias mais carentes.
Em quais times Ayrton Lucas jogou?
Apesar de ser cria da base do ABC, o lateral-esquerdo não chegou a jogar pelo clube potiguar profissionalmente. Essa estreia veio acontecer somente em 2015, no Fluminense. Ele demorou um pouco a se firmar no Tricolor, passando por empréstimos no Madureira-RJ e Londrina.
No time paranaense, Ayrton Lucas despontou com grandes atuações na Série B de 2017, sendo um dos principais nomes da equipe que terminou na 5ª colocação, quase conseguindo o acesso para a Série A, com 62 pontos. Assim, no ano seguinte, ele passou a ser utilizado no Fluminense e virou titular da posição.
Com boas atuações, foi negociado por 7 milhões de euros (aproximadamente R$ 30 milhões na cotação da época) para o Spartak Moscou, da Rússia. Depois de uma primeira temporada tímida, o potiguar se firmou na equipe da capital russa e foi peça importante nos anos seguintes.
Ao todo, foram quatro anos de Spartak Moscou, com 108 jogos, quatro gols e oito assistências. Com isso, chamou a atenção do Flamengo, que o contratou por empréstimo em 2022. Chegando para ser uma sombra para o experiente Filipe Luís, Ayrton Lucas começou a ganhar espaço na equipe e convenceu com suas boas atuações.
Ao fim do ano passado, o lateral somou 41 partidas pelo Rubro-negro, com dois gols e seis assistências, além dos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil. Números e atuações que foram mais que suficientes para o Fla bater o martelo e comprar o jogador pelos mesmos 7 milhões de euros (R$ 39 milhões na cotação da época).
Na atual temporada, ele vem sendo um dos grandes nomes do Flamengo, apesar da irregularidade do time carioca. Ayrton Lucas tem sido destaque principalmente no setor ofensivo, sendo uma válvula de escape pelo lado esquerdo, já contribuindo com cinco gols e quatro assistências.
Ayrton Lucas na Seleção Brasileira
Coroando o grande momento como um dos principais laterais do futebol brasileiro, Ayrton Lucas foi convocado pelo técnico Ramon Menezes para os amistosos do Brasil contra Senegal e Guiné, neste mês de junho. É a primeira convocação do jogador para a seleção principal, mas ele já vestiu a Amarelinha antes.
Ayrton Lucas fez parte do ciclo olímpico da Seleção Brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Porém, perdeu espaço após a não liberação do Spartak Moscou para a disputa do Pré-Olímpico, em 2020. Com isso, não seguiu na equipe no decorrer da preparação até a disputa da competição.
Agora, enfim, veio a chance na principal. Ayrton Lucas se junta aos nordestinos Joelinton e Nino, que também são estreantes no time principal da Canarinho. Nomes que brilham e representam muito bem o Nordeste onde quer que estejam.
“Sem palavras para explicar esse momento. Só tenho que agradecer a Deus por tudo o que está acontecendo na minha vida. Obrigado a todos os que confiam no meu trabalho e torcem por mim. Saibam que darei o meu melhor para honrar essa camisa. Nunca desistam dos seus sonhos”, disse Ayrton Lucas em post no Instagram, celebrando a convocação.
0 comentários