Leão terminou com uma das melhores campanhas da primeira fase
Classificado, o Fortaleza entrou em campo diante do Palestino sem grandes pretensões pela última rodada da Sul-Americana. Apesar disso, o Leão venceu a partida por 2 x 1 fora de casa e conquistou o terceiro triunfo consecutivo desde o retorno após os amistosos da Seleção Brasileira. Os gols foram marcados por Lucas Crispim e Lucero. Farias descontou.
Com o resultado, o Fortaleza garantiu mais 300 mil dólares pela vitória e de quebra selou o destino do Palestino, que acabou eliminado, uma vez que o San Lorenzo goleou o Estudiantes de Mérida. Assim, o Tricolor do Pici termina a primeira fase com 15 pontos ganhos e uma das melhores campanhas da primeira fase da Sul-Americana, o que irá beneficiá-lo com a possibilidade de decidir boa parte dos confrontos do mata-mata em casa.
O jogo
Mesmo com um time misto e com esquema diferente do que vem jogando, voltando a atuar com três zagueiros, o Fortaleza fez valer a melhor condição técnica. E, fora de casa, conseguiu dominar as ações diante do Palestino na primeira etapa.
Em casa, o Palestino tentou esboçar uma pressão nos minutos iniciais, mas logo o Leão encaixou a marcação e passou a ser mais perigoso no ataque. Dessa forma, aos 16 minutos, os cearenses abriram o placar em boa jogada de contra-ataque.
Guilherme recebeu bola na intermediária e acionou Crispim. O ala levantou a cabeça e, da quina da grande área, bateu colocado sem chances para o goleiro Rigamonti.

Precisando ao menos do empate para garantir sua vaga nos playoffs da Sul-Americana, o Palestino tentou sair um pouco mais e empurrar o Fortaleza para o seu próprio campo. Contudo, o Leão seguiu bem postado e administrou bem o placar sem dar espaços para que os chilenos criassem efetivo perigo à meta de João Ricardo.
A volta para o intervalo não fez bem ao Tricolor do Pici. Sonolento em campo, o Fortaleza iniciou a segunda etapa sofrendo com a pressão dos donos da casa, que ocupavam o campo de ataque e alçavam muitas bolas na área.
O Leão, por sua vez, só conseguiu ser perigoso pela primeira vez aos 10 minutos. Após bola enfiada da esquerda, o atacante Guilherme dominou, avançou e saiu cara a cara com o goleiro Rigamonti. O camisa 29 driblou o arqueiro chileno e balançou as redes, mas o árbitro impugnou o lance por impedimento.
Assim, o técnico Juan Pablo Vojvoda respondeu à pressão colocando os titulares em campo. Dessa forma, foram acionados Hércules, Pochettino, Thiago Galhardo e Lucero. Este último, inclusive, em seu primeiro lance chegou ao segundo gol. Aos 28, o camisa 9 recebeu passe de Yago Pikachu e bateu cruzado para bater o goleiro chileno.
😻😻😻 Lucero!
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) June 27, 2023
📸 Mateus Lotif/FEC#FortalezaEC #Sudamericana pic.twitter.com/BwuB629D93
Entretanto, o Fortaleza pouco conseguiu comemorar o alívio. Três minutos depois, Carrasco bateu escanteio e a bola se apresentou para Farias. O volante dominou e bateu no canto de João Ricardo para diminuir o placar.
Nos minutos finais, o Palestino pressionou o Fortaleza em busca do gol que lhe colocaria nos playoffs, uma vez que o San Lorenzo confirmou o favoritismo e goleou o Estudiantes de Mérida. Dessa forma, o Leão resistiu e confirmou a vitória, que acabou eliminado os chilenos.

Próximos jogos
Classificado para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Fortaleza vira a chave e retorna suas atenções para o Campeonato Brasileiro. Com três vitórias consecutivas, o Leão colocará a boa fase à prova diante do Flamengo, no sábado, às 18h30, pela 13ª rodada da Série A.
Ficha do jogo
Palestino 1
Rigamonti; Zuniga, Ceza, Cristian Suárez e Véjar; Cornejo (Benítez), Farias, Dávila e Carrasco; Barticciotto e Maxi Salas. Técnico: Pablo Sánchez.
Fortaleza 2
João Ricardo; Brítez, Marcelo Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Lucas Sasha (Pochettino), Caio Alexandre, Calebe (Thiago Galhardo) e Lucas Crispim (Bruno Pacheco); Guilherme (Hércules) e Silvio Romero (Lucero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Local: Estádio El Teniente, em Santiago (Chile)
Árbitro: Carlos Ortega (COL)
Assistentes: Jhon Gallego (COL) e Miguel Roldan (COL)
VAR: Carlos Betancur (COL)
Gols: Lucas Crispim aos 18’/1ºT, Lucero aos 28’/2ºT (Fortaleza) e Farias aos 32’/2ºT (Palestino)
Cartões amarelos: Cornejo, Maxi Salas e Farias (Palestino); Brítez, Romero e Marcelo Benevenuto (Fortaleza)







0 comentários