Connect with us
Seleção brasileira - tetra - Bebeto Seleção brasileira - tetra - Bebeto

BAPBPESeleção Brasileira

No aniversário do tetra da Seleção Brasileira, relembre os nordestinos que participaram da conquista

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Published

on

Quatro nordestinos representaram a região no tetra do Brasil, que completa 29 anos nesta segunda-feira (17)

*Por Felipe Holanda

Há exatos 29 anos, a Seleção Brasileira findava um jejum que já durava desde a Copa de 1970 ao vencer a Itália, nos pênaltis, e conquistar o tão sonhado tetracampeonato. A partida foi realizada no Estádio Rose Bowl, em Pasadena, no estado da Califórnia. 

O NE45 relembra os quatro nordestinos que participaram do tetra mundial da Canarinho, em 1994. 

BEBETO 

José Roberto Gama de Oliveira, mais conhecido como Bebeto, nasceu em Salvador no dia 16 de fevereiro de 1964. Bebeto era titular absoluto da equipe comandada por Carlos Alberto Parreira, formando dupla antológica de ataque com o carioca Romário, e marcando três gols naquela Copa, pela ordem, contra Camarões, Estados Unidos e Holanda. 

Na época da convocação, Bebeto defendia o Deportivo La Coruña-ESP, mas deu seus primeiros passos no futebol defendendo as categorias de base do Vitória. 

MAZINHO

Figura constante entre os titulares de Parreira – disputou a final diante da Itália, inclusive -, Iomar do Nascimento, ou simplesmente Mazinho, era homem de confiança da comissão técnica. Nasceu em Santa Rita, na Paraíba, no dia oito de abril de 1966, e é até hoje o único paraibano a ostentar o título de campeão de uma Copa do Mundo. Quando convocado, o meia-atacante era atleta do Palmeiras. 

ALDAIR

Saindo do ataque para a defesa, está Aldair, que nasceu em Ilhéus, na Bahia. O zagueiro ganhou a titularidade no decorrer da Copa do Mundo e se tornou peça-chave da campanha, apresentando solidez na defesa, além de uma boa saída de bola. Na época da convocação, jogava pela Roma-ITA. 

RICARDO ROCHA 

O pernambucano Ricardo Rocha, revelado nas categorias de base do Santa Cruz, iniciou aquele mundial como titular, mas perdeu espaço para o supracitado Aldair por conta de uma lesão. Só foi titular uma única vez, no jogo de estreia, contra a Rússia, no qual o Brasil venceu por 2 a 0 – Romário e Raí fizeram os gols da vitória. Quando foi convocado, Ricardo defendia o Vasco. 

A CAMPANHA DO TETRA 

Após o fracasso na Copa de 1990, na Itália, o Brasil chegou aos Estados Unidos com poucas chances de ser campeão, mas reverteu o cenário dentro de campo. A Seleção Brasileira disputou três jogos na primeira fase, com duas vitórias – Rússia e Camarões – e um empate, diante da Suécia. 

Na segunda fase, logo de cara, um jogo duríssimo contra a equipe anfitriã, em 4 de julho de 1994, dia da independência americana. Bebeto marcou o único gol que deu o triunfo sofrido a Canarinho. Na sequência, duelos emblemáticos, ante Holanda e Suécia, até chegar à final e derrotar os italianos nas cobranças de penalidades para conquistar o tetra.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados