publicidade

Vitória vence lanterna ABC no Barradão e vira líder novamente da Série B

Série B, ABC, BA, RN, Últimas, Vitória

Por Anderson Malagutti

Por Anderson Malagutti

Postado dia 2 de agosto de 2023

Jogo foi válido pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Uma noite para lavar a alma, literalmente, no Barradão. Embaixo de chuva, o Vitória tentou, tentou, mas só com gols no final da partida, conseguiu vencer o lanterna ABC. Delírio na arquibancada e liderança da Série B. Tudo que o time buscava na rodada.

Já do lado abecedista, mais um capítulo de sofrimento na Série B. Resultado que afunda ainda mais o time na zona de rebaixamento.

Os gols foram marcados por Zé Hugo, aos 44, e Giovanni Augusto, aos 54, ambos da etapa final.


A partida também marcou a estreia do terceiro uniforme do time rubro-negro. O manto faz referência a campanha de doação de órgãos.

Na entrada dos times em campo, um lista festa nas arquibancadas também chamou a atenção, principalmente com uma fumaça verde, em referência à campanha.

Como fica?

Com o 2 x 0 no placar, o Leão dorme na liderança da Série B. Já o ABC segue como lanterna da competição e aumenta o drama contra o rebaixamento à Série C em 2024. São apenas 13 pontos em 21 jogos e seis pontos para o Tombense, primeiro time fora do Z-4.

Próximos jogos de Vitória e ABC

O ABC volta a campo pela Série B no domingo para mais um duelo nordestino. Desta vez, contra o Ceará, na Arena Castelão, às 18h.

O Vitória volta a atuar na segunda-feira (7) contra o Londrina, fora de casa, às 20h.

O jogo

Com três zagueiros e as voltas de Camutanga e Zeca, o Vitória até teve mais posse de bola (65,14% x 34,86%) nos primeiros 45 minutos em duelo pela Série B. O que faltou para os mandantes foi uma agressividade maior na partida.

Sem Osvaldo e com Léo Gamalho como referência, Matheus Carvalho e Welligton Nem pouco apareceram. Eram muitos toques na bola, mas ser atacar o rival.

Por outro lado, o ABC foi quem se arriscou mais no ataque nos primeiros 20 minutos. Foram três oportunidade de abrir o placar. Primeiro, aos sete minutos, em cabeçada de Evandro defendida por Lucas Arcanjo. Evandro voltaria a dar ao goleiro do Leão aos 15, em chute de fora da área. E aos 18, foi a vez de Nathan Melo também tentar de longe.

Os mandantes tiveram a primeira chance de gol só aos 21. Nem cobrou falta na cabeça de Yan Souto, e a bola passou perto da trave. Mesmo lance com Wagner Leonardo, aos 29, em que a cabeçada também assuntos.

Na volta para o segundo tempo, Léo Condé, vendo o time abaixo do que queria, resolveu mexer. Entraram Giovanni Augusto e Gegê para as saídas de Yan Souto e Jhonny respectivamente. Com isso, o esquema com três zagueiros foi dissolvido.

E a tática surtiu efeito. O Leão ficou mais agudo. Aos sete, Gegê já deu as caras com um chute de fora da área para a defesa de Simão. A reposta abecedista veio dois minutos depois com chute forte de Matheus Anjos, que parou em Arcanjo.

Léo Condé voltou a fazer uma mudança dupla aos 20, com as entradas de Zé Hugo e Iury Castilho. E foi com o atacante um dos principais lances da partida. Aos 30, o jogador subiu bonito para abrir o placar, aproveitando cruzamento de Gegê. O lance, porém, foi revisado e anulado pelo VAR, para decepção para os mais de 13 mil torcedores no Barradão.

Mas o gol viria. Mesmo que tenha demorado. Aos 44, Zé Hugo fez grande jogada, viu a bola passar por dois companheiros até voltar para cabecear para o fundo das redes. Gol do alívio.

Aos 54, viria o gol matador. Giovanni Augusto arriscou de fora da área e marcou o segundo da partida. Gol do líder da Série B.

Giovanni Augusto comemora gol marcado pelo Vitória em duelo contra o ABC pela Série B do Brasileirão
Foto: Victor Ferreira

FICHA TÉCNICA

Vitória 2
Lucas Arcanjo; Zeca (Railan), Camutanga, Wagner Leonardo Yan Souto (Giovanni Augusto) e Matheusinho; Jhonny (Gegê) e Dudu; Mateus Gonçalves, Wellington Nem (Zé Hugo) e Léo Gamalho (Iury Castilho). Técnico: Léo Condé.

ABC 0
Simão; Alex Silva, Fabrício, Genilson e Romário; Jean Martim (Maycon Douglas), Nathan Melo (Geovane Henrique) e Matheus Anjos; Fábio Lima (Anderson Cordeiro), Paulo Sérgio e Evandro (Renan Bressan). Técnico: Allan Aal.

Local: estádio Barradão, em Salvador
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
Cartão amarelo: Léo Gamalho, Matheus Gonçalves, Camutanga (Vitória); Fabrício, Nathan Melo, Geovane Henrique (ABC)
Gols: Zé Hugo, 44/2ºT e Giovanni Augusto, 54/2ºT (Vitória)
Público: 13.287

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING