Connect with us
Lance de jogo entre América-RN e Altos na Série C 2023 Lance de jogo entre América-RN e Altos na Série C 2023

América-RNPIRNSérie CÚltimas

Série C: Após campanhas fracas, América-RN e Altos se despedem de 2023 com rebaixamento

Canindé Pereira/América FC

Published

on

Dragão tinha chance de escapar, mas empatou com o Floresta

A Série C terminou de forma melancólica para dois nordestinos. Neste sábado (26), o América-RN se juntou ao Altos e está rebaixado à Quarta Divisão, queda confirmada menos de um ano depois da festa do título da Série D, em setembro passado.

Os potiguares precisavam vencer para evitar a queda, mas perderam para o Floresta por 1 x 0, placar que foi o suficiente, pelo menos, para manter o time cearense na Terceira Divisão. O Altos, por sua vez, deixa a Série C em derrota por 3 x 1 para o Clube do Remo.

Além dos nordestinos, o lanterna Pouso Alegre e o 17º, Manaus, também caíram para o degrau mais baixo da pirâmide do futebol brasileiro. O América se despede do campeonato com 19 pontos, na 18ª posição, uma à frente dos piauienses, que somaram apenas 13.

A queda do América-RN na Série C

O rebaixamento do Alvirrubro foi, sem dúvidas, o mais surpreendente de toda a Série C. O time chegou para 2023 embalado pelo título da Série D no ano passado, que fechou uma sequência de longos seis anos na última divisão do futebol brasileiro. Mas o retorno foi imediato.

A temporada parecia promissora, com o título estadual e a chegada de uma SAF com investimento milionário no clube. Foi esse novo grupo, inclusive, que indicou o treinador Thiago Carvalho, que tinha se destacado com o Caxias no Gauchão deste ano.

Mas o trabalho não engrenou e o time investiu forte em reforços, vários conhecidos do nordestino, como o zagueiro Gilvan, os laterais João Lucas e Buiú e os atacantes Álvaro, Rafinha e Renan Gorne. Não deu certo, Thiago foi demitido com três vitórias em 12 jogos.

Na vice-lanterna da Série C, o time contratou Dado Cavalcanti, mas seguiu sem reação, sofrendo para ir além do empate. Nos sete jogos finais da campanha, foram uma vitória, duas derrotas e quatro empates, com o rebaixamento sendo confirmado no último jogo.

América-RN e Floresta se enfrentaram no último jogo da Série C. Foto: Canindé Pereira/América FC
Canindé Pereira/América FC

A queda do Altos na Série C

Se alguns times tiveram esperança de permanecer na Série C até o último dia, esse não foi o caso do Altos. O Jacaré vinha de um ano de grande instabilidade, passando longe do título estadual e escapando do rebaixamento por apenas dois pontos, mas 2023 não foi melhor.

Mais uma vez, a campanha no Piauiense foi longe do esperado, parando na 3ª colocação, o que custou o emprego de Fernando Tonet ainda em fevereiro. A largada na Série C foi sob comando de Jerson Testoni, demitido após três jogos, com só um ponto somado.

Com a chegada de Sergio Soares, o time reagiu e conseguiu duas vitórias em sequência, jogando o time do Z-4 para a 10ª colocação. O que ninguém esperava é que aquelas fossem as únicas vitórias piauienses em toda a Série C. A campanha terminou em 14 tropeços seguidos.

As passagens de Luan Carlos e Cristiano Bassoli também não reverteram a má fase do Altos. Sem vencer, o time chegou à pior sequência entre todos os times do Brasileirão e acabou rebaixado há duas semanas, sem nenhum sinal de reação e fadado à Série D após três anos.

Altos empata com o São Bernardo pela Série C
Fábio Gianelli/Soccer Digital, via Altos
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados