Tudo igual. Apesar de ter saído na frente, o Fortaleza não conseguiu segurar o resultado e acabou deixando o gramado da Neo Química Arena com um empate em 1 x 1 contra o Corinthians, no primeiro jogo da semifinal da Copa Sul-Americana.
Os gols da partida foram marcados ainda na etapa inicial. Zé Welison fez pelo Leão, em lance que foi validado após consulta ao árbitro de vídeo. Na reta final do primeiro tempo, Yuri Alberto empatou para os paulista. Os cearenses ainda deixaram o campo para o intervalo reclamando de penalidade em Marinho, em lance de dividida na área com Fábio Santos.
Com o resultado, a decisão da vaga na finalíssima da Sul-Americana ficará para a próxima terça-feira, na Arena Castelão. Com ingressos esgotados, o Fortaleza receberá o Corinthians em seu reduto, às 21h30. Dessa forma, quem vencer será o finalista brasileiro do torneio.
O jogo – Corinthians x Fortaleza
Apesar de estrear em uma fase inédita de competições internacionais – e fora de casa -, o Fortaleza não se intimidou diante do Corinthians. Com a sua formação habitual, contando com três atacantes, o Leão foi responsável por dominar as ações nos primeiros 30 minutos de jogo.
Mais presente no campo de ataque, o Tricolor do Pici roubava a posse do time paulista em seu próprio campo e tentava fazer as finalizações à meta de Cássio, mas sem ter bom aproveitamento na pontaria. Assim, se com a bola rolando não estava funcionando, foi o jogo aéreo foi quem colocou o Fortaleza à frente do placar.
Aos 24, Marinho cobrou escanteio pela direita e encontrou Zé Welison, que subiu mais que a defesa e testou firme para as redes de Cássio. Entretanto, os cearense ainda demoraram para poder comemorar, uma vez que o árbitro uruguaio marcou falta de ataque no lance. Contudo, chamado ao vídeo pelo VAR, Esteban Ostojich, acabou mudando de ideia e validando o gol.
Alguns minutos após sair em vantagem, o Leão ainda se queixou da arbitragem por conta de uma possível penalidade. Em dividida com Fábio Santos, Marinho acabou derrubado na área. Entretanto, a arbitragem cisplatina mandou a jogada seguir.
A partir dos 30 minutos, o Corinthians conseguiu melhorar em campo e equilibrar as ações. Dessa forma, em jogada combinada de dois dos seus jogadores mais experientes, Fágner e Renato Augusto, o Alvinegro chegou ao empate. Aos 41, o lateral ganhou disputa no meio-campo e acionou o camisa 8, que acertou bela enfiada de bola para Yuri Alberto ganhar na velocidade e bater cruzado, sem chances para João Ricardo.
Na volta para o segundo tempo, o desenho da partida continuou bastante similar ao que se viu nos primeiros 45 minutos. O Corinthians tentava manter a posse de bola, enquanto o Fortaleza buscava interceptar os passes e chegar à meta de Cássio em velocidade. Assim, o arqueiro do Timão precisou fazer ao menos duas boas intervenções em finalizações de Pikachu, que foi acionado na vaga de Marinho.
Conforme foram processando mudanças em suas equipes, os treinadores Vanderlei Luxemburgo e Juan Pablo Vojvoda viram a partida cair de ritmo. O Corinthians, que já não era efetivo, passou a incomodar pouco no campo de ataque. Enquanto isso, o Tricolor do Pici começou a ser mais cauteloso, especialmente a partir dos 30 minutos, quando o técnico leonino fez suas últimas alterações sacando Zé Welison e Caio Alexandre para acionar Lucas Sasha e Pedro Augusto.
Portanto, sem maiores emoções, a partida na Neo Química Arena chegou ao final com a sensação de que o resultado agradou às duas equipes. Assim, o Fortaleza chegará na capital cearense buscando uma vitória simples – empurrado pelo seu torcedor que deve lotar a Arena Castelão – para chegar à finalíssima da Sul-Americana.
Fim de jogo em São Paulo! O Fortaleza empata com o Corinthians no primeiro duelo da semifinal da CONMEBOL Sudamericana.
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) September 27, 2023
VAMOS TODOS JUNTOS PARA ARENA CASTELÃO NO JOGO DA VOLTA EM BUSCA DO OBJETIVO! #FortalezaEC #Sudamericana pic.twitter.com/hBfNtYrmvW
Próximos jogos
Antes de voltar a campo pela Copa Sul-Americana, dessa vez em casa, para decidir a vaga na final contra o Corinthians, o Fortaleza jogará pela Série A. Assim, no sábado, às 16h, o Leão do Pici recebe o Grêmio pela 25ª rodada.
Três dias depois, o Leão irá receber o Alvinegro, novamente na Arena Castelão, quando será conhecido o brasileiro que será o finalista do torneio continental. Vale lembrar que todos os ingressos para a partida, marcada para às 21h30, já estão vendidos.
Ficha do jogo
Corinthians 1
Cássio; Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo (Gustavo Mosquito), Maycon, Giuliano e Renato Augusto; Wesley (Ángel Romero) e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Fortaleza 1
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison (Lucas Sasha), Caio Alexandre (Pedro Augusto) e Pochettino (Calebe); Marinho (Yago Pikachu), Guilherme (Machuca) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Nicolas Tarán e Carlos Barreiro (ambos do URU)
VAR: Leodán González (URU)
Gols: Zé Welison aos 25/1ºT (Fortaleza), Yuri Alberto ao 42/1ºT (Corinthians)
Cartões amarelos: Lucas Veríssimo, Fágner e Gabriel Moscardo (Corinthians); Brítez, Guilherme e Bruno Pacheco (Fortaleza)
Público: 42.196 torcedores
Renda: R$ 3.014.889,00
0 comentários