Se a quarta-feira começou como um sonho para o Fortaleza Esporte Clube e seus torcedores, agora ela é uma realidade que talvez o mais otimista dos tricolores não pudesse imaginar. Cinco anos após deixar a Série B, o Tricolor do Pici é o primeiro nordestino a ser finalista da Copa Sul-Americana.
Empurrado por mais de 60 mil vozes presentes na Arena Castelão, o Leão foi dominante – como ao longo de toda a campanha no torneio jogando em casa – e não deu chances ao Corinthians, seu adversário na semifinal. Assim, após o primeiro tempo que terminou empatado em 0 x 0, o Fortaleza encontrou seu jogo e contou com os gols de Yago Pikachu e do capitão Tinga para fazer história e vencer os paulistas por 2 x 0.
Assim, o Leão repete o feito do CSA, que em 1999, na descontinuada Copa Conmebol, chegou à final, onde foi derrotado pelo Talleres de Córdoba. Dessa forma, caso vença a final, o Tricolor será o primeiro campeão continental vindo da região Nordeste do Brasil.
E agora?
Com o resultado, o Fortaleza agora espera o resultado do segundo jogo entre Defensa y Justicia-ARG e LDU. A partida acontece nesta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), no estádio Ciudad de Lanús, na Argentina.
Os equatorianos possuem a vantagem de ter vencido por 3 x 0 em sua casa e podem perder por até dois gols de vantagem para se classificar à final, que será disputada no próximo dia 28, em Punta del Este, no Uruguai.
O jogo – Fortaleza x Corinthians
Empurrado por uma Arena Castelão absolutamente lotada, o Fortaleza foi senhor do jogo na primeira etapa. Marcando forte no campo de ataque do Corinthians, o Leão do Pici sufocava a posse de bola dos Alvinegros que passaram os primeiros 20 minutos acuados.
Contudo, a primeira grande chance do jogo foi do Timão. Em sua primeira escapada, Renato Augusto acertou belo passe longo para Yuri Alberto, que bateu Titi na velocidade e saiu cara a cara com João Ricardo. Melhor para o arqueiro alencarino, que fechou o ângulo e evitou que o Fortaleza saísse em desvantagem.
O Leão conseguiu responder alguns minutos com uma sequência de lances de perigo. Em bela tabela pela direita, Caio Alexandre acertou enfiada de bola açucarada para Pikachu arrematar e Cássio fazer grande defesa. No lance seguinte, Brítez subiu mais que a defesa paulista para cabecear bola vindo de cobrança de escanteio, mas esbarrou novamente no arqueiro corintiano.
Na reta final da primeira etapa, o Corinthians saiu um pouco mais e o jogo ficou um pouco mais aberto. Assim, com mais espaço, o Tricolor do Pici quase saiu na frente após Cássio interceptar cruzamento de Pochettino. A bola sobrou no meio da área e os zagueiros do Timão conseguiram intervir em três chutes em sequência, evitando claras chances do Leão.
Na volta do intervalo, não tardou para que o grito de gol explodisse a Arena Castelão. Aos 3, Lucero desvia bola vinda do lado esquerdo, a defesa do Corinthians cortou mal e Titi brigou pelo rebote. Contudo, a bola se apresentou para Yago Pikachu, que driblou o defensor e, com tranquilidade, bateu na saída de Cássio.
Mesmo com o gol, o Fortaleza continuou sufocando o Timão, que não teve tempo para assimilar o golpe do primeiro gol. Seis minutos depois, Gil cortou cobrança de escanteio e a bola voltou para Bruno Pacheco. O lateral esquerdo teve a tranquilidade de olhar e por a bola na área para Tinga cabecear e estufar as redes do Castelão novamente.
Com dois gols de vantagem, o Fortaleza passou a ser mais cauteloso em campo. Assim, apesar do Corinthians ter se atirado mais ao ataque, o Leão continuou controlando as ações sendo pouco incomodado. A principal oportunidade corintiana aconteceu com o atacante Wesley, que saiu do banco de reservas e finalizou bola vinda pela esquerda do ataque. Contudo, mesmo com excelente defesa de João Ricardo, o lance acabou impugnado pela arbitragem.
Assim, coube ao time tricolor apenas esperar o tempo passar e ver sua torcida explodir em alegria ao ver seu sonho realizado com a classificação do Fortaleza para a sua primeira final de Copa Sul-Americana. Nos minutos finais, o Corinthians ainda tentou pressionar, mas não obteve sucesso em balançar as redes de João Ricardo.
Ficha do jogo
Fortaleza 2
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison (Lucas Crispim), Caio Alexandre (Lucas Sasha) e Pochettino (Pedro Augusto); Yago Pikachu, Guilherme (Machuca) e Lucero (Thiago Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Corinthians 0
Cássio; Fágner (Bruno Méndez), Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos (Matheus Bidu); Gabriel Moscardo (Wesley), Maycon e Renato Augusto e Matías Rojas (Gustavo Mosquito); Ángel Romero (Giuliano) e Yuri Alberto. Técnico: Mano Menezes
Local: Arena Castelão
Árbitro: Andrés Rojas (COL)
Assistentes: Dionísio Ruiz e Jhon León (ambos da COL)
VAR: Nicolás Gallo (COL)
Gols: Yago Pikachu aos 3/2ºT (Fortaleza)
Cartões amarelos: Pochettino, Zé Welison (Fortaleza)
Público: 60.451 torcedores
Renda: R$ 1.829.561,00
0 comentários