Connect with us
Edno Melo - eleição - Náutico Edno Melo - eleição - Náutico

NáuticoPEÚltimas

Eleição do Náutico: Edno Melo desiste de consenso com a oposição e ameaça entrar na Justiça para impugnar Aluísio Xavier

Published

on

Candidato da situação criticou o discurso da oposição no lançamento da chapa

O ex-presidente Edno Melo desistiu de tentar um consenso com a oposição para a eleição do Náutico. Apesar de inicialmente ter dito que a candidatura era para tentar uma união no clube, o tom do dirigente mudou nesta terça-feira (24).

O motivo foi o lançamento da chapa Todos Pelo Náutico, com Aluísio Xavier candidato a presidente e Waldir Mendonça na vice, na última segunda-feira.

Em rápido contato com a reportagem do NE45, Edno Melo descartou a união com o grupo opositor. “Não tem mais consenso”, resumiu.

Já para o repórter João Victor Amorim, da Rádio Jornal, o ex-presidente foi além. Disse que a apresentação da oposição foi desastrosa e ameaçou até entrar na Justiça para impugnar a candidatura de Aluísio Xavier.

“Ele não pagou agosto”, afirmou Edno Melo, em referência ao tempo mínimo de 24 meses para se candidatar.

De acordo com informações apuradas pelo NE45, representantes da chapa da situação querem evitar uma briga na Justiça. E, caso Aluísio não seja impugnado, membros do “Náutico do Futuro” tentarão demover Edno Melo da ideia. A chapa, inclusive, prepara uma apresentação das propostas ainda nesta semana.

Veja os pedidos de impugnação

A chapa da situação, batizada de “Náutico do Futuro”, que tem Edno Melo como candidato a presidente e Pablo Vitório como vice, recebeu em um pedido de impugnação a alegação de que nenhum membro foi à Secretaria do Conselho Deliberativo para registrar ambas candidaturas. O registro teria acontecido de forma online e de acordo com o protocolo, a Resolução 001/2023 conclui que a regra prevista no parágrafo único, do art. 3º, não contempla inscrição da chapa por e-mail. 

Apesar do pedido de impugnação, o candidato a vice-presidente pela chapa”Náutico do Futuro”, Pablo Vitório, disse que o grupo cumpriu a resolução. Assim, ele acredita que não haverá impugnação.  

“Se apresentaram uma impugnação contra a nossa chapa, deixa a Comissão Eleitoral apreciar. Se estiverem com a razão, estaremos fora. Porém, estou muito tranquilo. Fizemos exatamente o que manda o estatuto e o regimento”, disse Pablo Vitório.

Edno Melo, presidente do Náutico
Foto: Tiago Caldas/Náutico

Sobre a chapa “Gestão e Paixão pelo Náutico”, que tem Alexandre Asfora como candidato a presidente e Diego Rocha de vice, a alegação do sócio que fez o pedido de impugnação é que Diego supostamente não teria três anos como associado, conforme consta em lista, o que supostamente inviabilizaria a candidatura de acordo com o artigo 40 do estatuto.

No pedido, o sócio diz que Diego Rocha é sócio desde julho de 2021, algo que se confirma ao observar a lista de eleitores aptos para voto. Contudo, em contato com a reportagem do NE45, Alexandre Asfora se posicionou sobre o caso.

“No estatuto e na resolução se impõe ao candidato que ele, dentre outras exigências, tenha 24 meses de mensalidades pagas de forma ininterrupta e três anos de associação. Diego tem dois períodos de associação que somados ultrapassam os três anos”.

Alexandre Asfora_candidato a presidente_Náutico_2023
Foto: Lucas Holanda/NE45

Sobre o pedido de impugnação da chapa “Todos pelo Náutico”, encabeçada por Aluísio Xavier, ela é direcionada ao candidato a presidente, também sob alegação do artigo 40. De acordo com o documento, o sócio diz que Aluísio só possui 14 pagamentos ininterruptos, e o mínimo é de 24.

O candidato alega que tem os 24 meses necessários para concorrer e afirma ter uma declaração da secretaria garantindo a liberação.

Aluísio Xavier_Waldir Mendonça_Eleições_Náutico
Foto: Lucas Holanda/NE45

A eleição do Náutico

O pleito alvirrubro será no dia 12 de novembro, das 8h às 17h, nos Aflitos. Nesta data, os alvirrubros definirão o novo presidente e vice-presidente do executivo para o biênio 2024/2025 e os 270 conselheiros para o quadriênio 2024/2027.

Vale lembrar que, de acordo com a nota oficial do Náutico, 3.794 sócios e sócias estão aptos para votar no pleito.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados