Connect with us
Náutico-Sede-TiagoCaldas (2) Náutico-Sede-TiagoCaldas (2)

NáuticoPESérie CÚltimas

Conselho do Náutico elege quinto membro da Comissão Eleitoral, que agora definirá sobre possíveis impugnações das chapas

Foto: Tiago Caldas/CNC

Published

on

Expectativa é de que a Comissão Eleitoral decida sobre os pedidos de impugnações até esta quinta-feira

O Conselho Deliberativo do Náutico elegeu o advogado e conselheiro Fábio Nery como o quinto membro da Comissão Eleitoral, que agora tem número impar de votantes e poderá analisar e julgar as possíveis impugnações das três chapas para a eleição alvirrubra, que acontecerá no dia 12 de novembro.

Agora, com cinco membros, a Comissão Eleitoral tem os seguintes votantes: Gabriel Cavalcanti, Fábio Nery, Lítio Santos, Cláudio Borba (vice-presidente) e Joaquim Dias (presidente). Eles é quem vão julgar as possíveis impugnações.

A Comissão Eleitoral estava desfalcada de um membro há mais de uma semana, quando Edmilson Boaviagem pediu para sair por já ter trabalhado para Edno Melo, que é um dos candidatos a presidente. A reposição só aconteceu nesta quarta-feira, embora o desligamento tenha ocorrido no dia 16 de outubro.

Na última sexta-feira, a Comissão Eleitoral adiou a análise e definição dos pedidos de impugnações das chapas, já que o número de votantes era par, o que poderia acarretar em um empate em 2 x 2, uma vez que não havia nenhum dispositivo para desempatar. Assim, ficou definido que o julgamento só retornaria com o quinto membro – agora escolhido pelo Conselho.

Agora, com o número de votantes ímpar, a expectativa é de que até esta quinta-feira a Comissão Eleitoral defina sobre as possíveis impugnações.

Náutico-Sede-TiagoCaldas (2)
Foto: Tiago Caldas/CNC

Veja os pedidos de impugnação para a eleição do Náutico

A chapa da situação, batizada de “Náutico do Futuro”, que tem Edno Melo como candidato a presidente e Pablo Vitório como vice, recebeu em um pedido de impugnação a alegação de que nenhum membro foi à Secretaria do Conselho Deliberativo para registrar ambas candidaturas.

O registro teria acontecido de forma online e de acordo com o protocolo, a Resolução 001/2023 conclui que a regra prevista no parágrafo único, do art. 3º, não contempla inscrição da chapa por e-mail. 

Apesar do pedido de impugnação, o candidato a vice-presidente pela chapa”Náutico do Futuro”, Pablo Vitório, disse que o grupo cumpriu a resolução. Assim, ele acredita que não haverá impugnação.  

“Se apresentaram uma impugnação contra a nossa chapa, deixa a Comissão Eleitoral apreciar. Se estiverem com a razão, estaremos fora. Porém, estou muito tranquilo. Fizemos exatamente o que manda o estatuto e o regimento”, disse Pablo Vitório.

Sobre a chapa “Gestão e Paixão pelo Náutico”, com Alexandre Asfora como candidato a presidente e Diego Rocha de vice, a alegação do sócio que fez o pedido de impugnação é que Diego supostamente não teria três anos como associado, o que inviabilizaria a candidatura, de acordo com o artigo 40 do estatuto.

No pedido, o sócio diz que Diego Rocha é sócio desde julho de 2021, algo que se confirma ao observar a lista de eleitores aptos para voto. Contudo, em contato com a reportagem do NE45, Alexandre Asfora se posicionou sobre o caso.

“No estatuto e na resolução se impõe ao candidato que ele, dentre outras exigências, tenha 24 meses de mensalidades pagas de forma ininterrupta e três anos de associação. Diego tem dois períodos de associação que somados ultrapassam os três anos”.

Sobre o pedido de impugnação da chapa “Todos pelo Náutico”, encabeçada por Aluísio Xavier, ela é direcionada ao candidato a presidente, também sob alegação do artigo 40. De acordo com o documento, o sócio diz que Aluísio só possui 14 pagamentos ininterruptos, e o mínimo é de 24.

Aluísio, por sua vez, declarou que está com mais de 24 meses de pagamentos ininterruptos. Além disso, afirmou que tem uma declaração da secretaria do Náutico indicando que ele pode concorrer.

A eleição do Náutico

O pleito alvirrubro será no dia 12 de novembro, das 8h às 17h, nos Aflitos. Nesta data, os alvirrubros definirão o novo presidente e vice-presidente do executivo para o biênio 2024/2025.

Vale lembrar que, de acordo com a nota oficial do Náutico, 4.089 sócios e sócias estão aptos para votar no pleito.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados