Connect with us
Conexão Uruguai - Estádio Domingo - Fortaleza - Sul-Americana Conexão Uruguai - Estádio Domingo - Fortaleza - Sul-Americana

CECopa Sul-AmericanaFortalezaÚltimas

Conexão Uruguai – Conheça mais sobre o estádio Domingo Burgueño, palco da final da Sul-Americana entre Fortaleza e LDU

Foto: Cassio Zirpoli/NE45

Published

on

Embora seja o maior estádio do balneário uruguaio, que tem 190 mil moradores, o Domingo Burgueño é o menor estádio deste modelo de “final única” implantada pela Conmebol em 2019. Estivemos no palco da Sula 2023 e contamos os detalhes

Maldonado (URU) – Construído para a Copa América de 1995, quando recebeu até uma semifinal da última edição em solo uruguaio, com Brasil 1 x 0 EUA, o Estádio Domingo Burgueño Miguel passou por algumas reformas desde então, mas manteve sempre a estrutura original.

palco fica em Maldonado, próximo à divisa com Punta del Este, uma região a 137 quilômetros de Montevidéu, e tem capacidade para 22 mil torcedores, sendo a casa do Deportivo Maldonado. Escolhido pela Conmebol para receber a decisão da Copa Sul-Americana de 2023 faltando apenas 43 dias para o jogo entre Fortaleza e LDU, o local virou um canteiro de obras nos últimos dias para “arrumar a casa”.

Originalmente, o jogo valendo a “Grande Conquista” seria no Centenário, com 60 mil lugares, mas veio a troca e todo redirecionamento de rota dos torcedores, encarecendo ainda mais a viagem. Ainda que o balneário seja, de fato, um ponto turístico e estruturado, o estádio, o centro de tudo neste contexto, parece aquém de um jogo tão importante, que definirá o campeão do segundo principal torneio de clubes da América do Sul. Daí, a movimentação dos operários terceirizados e de funcionários na Conmebol para customizar o Domingo Burgueño nesta semana.

Sobre essa necessidade de melhora, é preciso lembrar que logo após a classificação de Fortaleza e Liga de Quito nas semifinais, diante de Corinthians e Defensa y Justicia, respectivamente, uma imagem do nível campo em Maldonado chamou bastante a atenção.

Pelo mau sentido, com o verde bem claro e com sinais de desgaste, aquele estado acabou levando a direção da confederação sul-americana a garantir que o piso ficaria melhor até o dia confronto, em 28 de outubro. A reportagem do Click Esportivo esteve no local faltando 48 horas para a bola rolar e atestou essa melhora.

Poucas horas para finalizar tudo

Apesar da restrição de acesso no portão da arquibancada, já que funcionários estavam preparando o cenário para o evento pré-jogo, foi possível ver um gramado muito mais verdinho, com o corte baixo e com nova pintura em todos os setores. No telão do estádio, os testes  do equipamento estavam sendo feitos com imagens das equipes, incluindo uma escalação simulada do Fortaleza. A adesivação estava quase pronta na área interna, restando parte do entorno do Domingo Burgueño. Além disso, muitos andaimes ainda estavam sendo encaixados, formando corredores para as duas torcidas, além da colocação de banheiros químicos na calçada. O tempo parecia até suficiente para a finalização, mas o estádio ficaria no “grau” bem em cima da hora, como tudo o que cercou a escolha do Domingo Burgueño.

Mais de 300 jornalistas confirmados na final

Durante todo o dia, torcedores de Fortaleza e LDU foram chegando à sede da Sula, com grande vantagem aos tricolores cearenses nos principais pontos de visitação, como “La Mano de Punta del Este”, uma escultura de dedos na praia. Paralelamente, jornalistas de todos os cantos foram chegando e correndo para o centro para pegas as suas credenciais. Ao todo, 337 profissionais de imprensa foram credenciados para esta final internacional, incluindo quatro do NE45/Click Esportivo. Segundo a assessoria de comunicação da Conmebol, 70% desses credenciados vão cobrir uma decisão continental pela primeira vez. Por sinal, a sala de imprensa foi montada num ginásio ao lado do estádio. Lá, com a estrutura já pronta, também serão feitas as coletivas oficiais dos técnicos e jogadores dos dois times.

A seguir, veja mais imagens registradas pela nossa equipe de reportagem, com o telão (1), entrada da torcida do Fortaleza ainda com andaimes (2), outra entrada do Fortaleza já customizada (3), banheiros (4) e sala de imprensa (5).

Foto: Cassio Zirpoli/NE45
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados