publicidade

Cercada por clima de incertezas, eleição do Santa Cruz encerra prazo para inscrição de chapas nesta segunda-feira

Santa Cruz, PE, Últimas

Por Yago Mendes

Por Yago Mendes

Postado dia 29 de outubro de 2023

Com apenas um candidato oficializado, pleito pode ser adiado por conta de impugnação da comissão eleitoral; situação deve apontar nome para bate-chapa

A semana começará com um dia importante para as eleições do Santa Cruz. O dia 30 de outubro é o prazo máximo para a inscrição de chapas no pleito do clube, que está marcado para o dia 12 de novembro, mas segue cercado por um denso clima de incertezas.

Com apenas Marino Abreu, presidente do Conselho Deliberativo, como candidato anunciado de maneira oficial à eleição, o dia pode reservar bastidores intensos seja para a conciliação ou para a realização de um bate-chapa entre oposição e situação.

A primeira movimentação, inclusive, já aconteceu neste domingo, quando o pré-candidato Josenildo Dody abriu mão para apoiar o provável indicado pelo situação, Bruno Rodrigues.


Além de Bruno Rodrigues, outros três pré-candidatos ligados ao grupo mandatário ainda devem definir suas posições no pleito, sendo eles o advogado Esequias Pierre, além do diretor da Comissão Patrimonial do clube, Victor Pessoa de Melo.

Já pelo lado da oposição, os nomes do ex-diretor de futebol Albertino dos Anjos e do ex-presidente Zé Neves seguem em pauta na possibilidade de oficializar suas candidaturas nesta segunda-feira.

Campos do Santa Cruz buscam por conciliação?

Um ponto que vem sendo bastante debatido durante a construção do cenário eleitoral do Santa Cruz. Atual mandatário coral, o presidente Jairo Rocha afirmou que pretende auxiliar na construção de uma chapa que possa ser eleita por consenso, algo que recebeu sinalização positiva do único candidato oficializado até o momento, Marino Abreu.

Inclusive, o presidente do Conselho Deliberativo já sinalizou que iria conversar com outras lideranças visando uma construção que poderia indicá-lo como candidato único no pleito de 12 de novembro.

Eleição marcada, mas sem comissão eleitoral

Além do cenário incerto em que há a possibilidade de haver bate-chapa ou construir um nome de consenso nos bastidores, a eleição coral ainda conta com mais um dificultador. Na última quinta-feira, a Justiça impugnou a comissão eleitoral em reunião convocada pelo Conselho Deliberativo no início do mês de outubro.

Em documento que contou com a assinatura do pré-candidato Esequias Pierre, o grupo que era encabeçado pelo conselheiro Diogo Melo foi retirado de suas funções. Dessa forma, mesmo que o período de julgamento de chapas se encerre na segunda-feira, ainda não há um colegiado legitimado que possa fazer o julgamento de processos de impugnação, bem como considerar os candidatos válidos mediante os critérios estipulados no Estatuto.

Portanto, para que a eleição possa contar com uma comissão organizadora já a partir da próxima segunda-feira, o Conselho Deliberativo precisaria ingressar com uma liminar para derrubar a decisão judicial. Outra possibilidade é que o órgão faça nova convocação e espere os oito dias para que um novo colegiado seja eleito. Contudo, caso isso aconteça, é provável que a votação para novo presidente do Santa Cruz seja adiada.

Posts

Números, estatísticas e mais: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING