NE45

Agenda do Pan NE: 14º dia tem finais em atletismo, GR, canoagem e vela, semi no vôlei e estreia do rugby

Velejador maranhense Bruno Lobo em prova do kitesurf/fórmula kite da vela

Divulgação

Nordestinos brigam por nove medalhas nesta sexta

Chegamos ao antepenúltimo dia dos Jogos Pan-Americanos e as disputas prometem várias decisões envolvendo atletas do Nordeste. Assim, o NE45 traz a agenda dos 68 nordestinos em Santiago 2023 nesta sexta-feira (3), que tem nove medalhas em jogo para a região.

Há dois grande favoritismo ao ouro neste dia. Na vela, Bruno Lobo (foto) lidera a disputa com muita folga e faz a medal race para confirmar o bicampeonato. Na ginástica rítmica, o conjunto brasileiro já garantiu o ouro na disputa geral e tem amplo favoritismo para os 5 arcos.

A medalha da GR, inclusive, foi a única de nordestinos na quinta-feira. Até o momento, são 14 ouros, oito pratas e 11 bronzes para os atletas da região, em um número que ainda deve subir nestes três últimos dias do Pan-Americano de Santiago.

9h30 – Canoagem Velocidade (C2 500m) 🏅 – Evandilson Neto (BA)/Filipe Vieira (BA)

A canoagem velocidade chega às primeiras finais nesta manhã e os baianos Evandilson Melo e Filipe Vieira já estreiam na corrida pelo ouro. Eles participam da categoria C2 500m, que não teve semifinal, começando já na decisão, e com boas chances de pódio.

9h55 – Canoagem Velocidade (C1 200m) 🏅 – Valdenice Nascimento (BA)

E tem mais final baiana na canoagem velocidade, com a baiana Valdenice Nascimento, no C1 200m. Ela garantiu a vaga na decisão após ficar em 2º em sua bateria na semifinal.

A partir das 10h30 – Rugby Sevens – Brasil x México, Brasil x Chile e Brasil x Canadá

No último esporte coletivo a estrear no Pan, o Brasil aparece entre as equipes fortes na briga pelo pódio do Rugby 7. A maranhense Thalia Costa faz parte do grupo que joga a fase de grupos completa nesta sexta, contra México às 10h30, Chile às 16h15 e Canadá às 19h10.

Thalia é um dos destaques da seleção de rugby sevens – Mike Lee/World Rugby

11h45 – Hóquei sobre Grama – Brasil x México

O time brasileiro de hóquei sobre grama vem de vitória sobre o Peru e se despede do Pan-Americano nesta sexta-feira. O elenco conta com o pernambucano Stéphane Vehrle-Smith e enfrenta o México na decisão de 5º lugar.

12h – Vela 🏅 – Bruna Martinelli (PE)

Depois de 16 regatas, a pernambucana Bruna Martinelli é a 4ª colocada na categoria IQFoil (windsurf) da vela. Agora, ela chega à medal race 16 pontos acima do pódio e precisa ir bem e torcer contra a estadunidense Stater para buscar um pódio.

12h – Vela 🏅 – Socorro Reis (PI)

A piauiense Socorro Reis já disputou 16 regatas na fórmula kite (kitesurf) e aparece na 4ª posição desta categoria. A oito pontos da 3ª colocada, a colombiana Rojas, ela precisa reverter essa desvantagem na medal race para brigar pelo pódio.

Socorro Reis tem chance de pódio, mas precisa de combinação de resultados – Divulgação

12h – Vela 🏅 – Bruno Lobo (MA)

O maranhense Bruno Lobo já venceu 15 das 16 regatas disputadas na fórmula kite e tem 19 pontos de vantagem na briga pelo bicampeonato pan-americano. Assim, só um desastre tira o ouro do velejador, que faz a medal race nesta tarde.

A partir das 13h – Vela – Juliana Duque (BA)/Rafael Martins (BA)

O casal baiano Juliana Duque e Rafael Martins ocupa a 4ª colocação da Snipe após oito regatas, com 21 pontos, mesmo total da 2º e da 3º dupla, e apenas quatro pontos acima da liderança. Assim, bons resultados podem jogar o baianos para chegar em uma situação muito favorável à medal race, no sábado.

17h27 – Atletismo (Arremesso do peso) 🏅 – Wellington Morais (MA)

Em mais um dia do atletismo no Pan, o maranhense Wellington Morais vai disputar medalha no arremesso do peso. Ele tem a 6ª melhor marca da carreira entre os competidores, em uma lista que é liderada por outro brasileiro: o catarinense Darlan Romani.

Wellington Morais, o Maranhão, disputa arremesso do peso – Divulgação

17h45 – Atletismo (400m com barreiras) 🏅 – Matheus Lima (CE)

Classificado à final dos 400m com barreiras com o 2º melhor tempo da semifinal, o cearense Matheus Lima chega com boas chances de medalha nesta sexta-feira. Ele tem a 2ª melhor marca da carreira entre os concorrentes.

18h – Ginástica Rítmica 🏅 – Bárbara Galvão (AL) e Victória Borges (SE)

Ouro na disputa geral por equipes e melhor equipe com folgas na classificatória dos cinco arcos, o conjunto brasileiro da ginástica rítmica, que tem alagoana Bárbara Galvão e a sergipana Victória Borges chega como favorito a mais um ouro em Santiago.

Brasil foi ouro geral na GR e quer títulos por aparelhos – Miriam Jeske/COB

19h10 – Atletismo (Lançamento do dardo) 🏅 – Jucilene de Lima (PB)

Na disputa do lançamento do dardo, o Brasil tem boa expectativa de medalhar com a paraibana Jucilene de Lima. Ela é dona da 2ª melhor marca na carreira entre as concorrentes e quer aproveitar isso para voltar ao pódio pan-americano oito anos após o bronze em Toronto.

20h30 – Vôlei – Brasil x Colômbia

Depois de vitórias sobre Colômbia, México e Cuba na fase de grupos, o Brasil chega como favorito a uma vaga na final do vôlei masculino. O time, que conta com os paraibanos Henrique Honorato e Thiaguinho e com o maranhense Thiery, reencontra os colombianos.

Honorato é titular absoluto no time brasileiro – Wander Roberto/COB

Agenda do Pan NE45 – 03/11

* Até o fechamento da matéria, a organização dos Jogos Pan-Americanos não oficializou a distribuição das baterias da vela

**Em itálico, disputas para as quais os nordestinos dependem de classificação

Sair da versão mobile