publicidade

PE CUP vira celeiro para “olheiros” em busca de novos craques

Mais Esportes, PE, Últimas

Por Vinícius Caxangá

Por Vinícius Caxangá

Postado dia 28 de novembro de 2023

5ª edição do ‘Maior torneio de Futebol 7 do Brasil’ será disputada até o dia 2 de dezembro na Arena de Pernambuco

Com foco em revelar e dar experiências para futuros craques, a 5ª edição da PE CUP começou nesta segunda-feira (27) na Arena de Pernambuco. O torneio, que conta com a participação de aproximadamente 5 mil jovens atletas, entre 6 e 17 anos, reúne olheiros de várias equipes do Brasil, que buscam observar e captar atletas para as categorias de base dos seus respectivos clubes.

No total, são 250 equipes de 11 diferentes estados disputando a competição, além de times de países como Colômbia e Peru. O ‘celeiro’ de jovens talentos empolga grandes clubes do futebol nacional que, nestes tipos de torneios, enviam olheiros para a captação de jovens atletas em formação, como explicou o membro da comissão de scout do Flamengo, Silvio Eduardo.

“O Flamengo vem se consolidando como um clube que vem atingindo todas as regiões do país em várias esferas. Aqui no Nordeste não é diferente. Nós ficamos muito felizes quando encontramos uma competição desse nível, que reúne vários jovens atletas. É gratificante demais para o clube chegar aqui no Nordeste e encontrar alguns garotos com o perfil que procuramos e algumas características que são peculiares de atletas do Flamengo”, iniciou o olheiro.


Silvio ainda destacou que a análise para a captação dos atletas – que ainda estão em um processo de maturação – precisa ser feita com cuidado e que cada clube possui seus próprios critérios no momento da escolha.

“É uma escolha cuidadosa. O que mais chama a atenção do Flamengo, por exemplo, são algumas características peculiares, principalmente, o comportamento dentro do campo. Um atleta aguerrido, inteligente, que não se dá por vencido… São algumas dessas características que procuramos nos garotos. Buscamos mais observar os comportamentos e parte técnica dos atletas para ver se eles se encaixam no que queremos”, finalizou.

Para Lúcio Alves, coordenador das categorias de base de ‘Fut7’ do Sport, a PE CUP serve como uma ‘intercâmbio estadual’ para os atletas, além ajudar na avaliação do aprendizado.

“Nós, do Sport, passamos o ano competindo contra equipes do próprio estado e a PE CUP veio para fechar o ano como uma competição a nível regional e até internacional. Isso é importante pelo intercâmbio. Vamos ver os estilos de jogo das equipes do Ceará, da Paraíba e de Alagoas. É interessante para os atletas para que eles saiam da bolha, para mensurar o talento deles com equipes de outros estados e ganhar experiência para o sonho deles, que é se tornar um jogador profissional”, disse o profissional leonino.

Duelos contra equipes de outros estados e internacionais na PE CUP

No entanto, os dois primeiros dias de torneio contarão apenas com disputas entre equipes pernambucanas. Para facilitar a logística das equipes que vem de fora de Pernambuco, os duelos interestaduais e internacionais da PE CUP acontecerão somente a partir da quarta-feira (29).

“Os dois primeiros dias de competição nós concentramos as tabelas das equipes de Pernambuco, por uma questão de logística. Então, nesses dois primeiros dias, teremos apenas equipes pernambucanas circulando na Arena. A partir desta quarta-feira (29), se inicia a participação de equipes de outros estados e de fora do país”, destacou o assessor de imprensa do evento, Alexandre Arditti.

Em termos de números, a 5ª edição da PE CUP é a maior da história. No total, serão mais de cinco mil atletas em campo, distribuídos em 250 equipes. Ao todo, 527 jogos vão ser disputados até o dia 2 de dezembro, quando ocorre a fase final da competição.

O presidente da Federação de Futebol 7 de Pernambuco, Omar Ramos, destacou a importância do estado sediar o que é considerada a “Maior competição de Fut7 do Brasil” e se mostrou empolgado para a realização do torneio nos próximos anos.

“Eventos como esses são muito importantes para o cenário do futebol infantil, pois é onde aparece novos craques, novos ‘Neymar’ e novos ‘Ronaldinho Gaúcho’. Eu só tenho a agradecer ao presidente da Arena de Pernambuco por abrir as portas do estádio para realizar a 5ª edição da PE CUP aqui, essa que é a maior de todos os tempos. Com certeza vamos fazer uma bem maior no ano que vem, com mais equipes e mais atletas”, salientou o dirigente.

Posts

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING