Morte do ex-técnico foi lamentada pelo Alvinegro e pelo Fortaleza
Dimas Filgueiras Filho, popularmente conhecido como Dimas Filgueiras, morreu na manhã desta sexta-feira (22), de causa ainda não revelada, aos 79 anos. O seu legado, no entanto, foi escrito para a posteridade. Com história cravada dentro e fora das quatro linhas em Porangabuçu, o ex-treinador dedicou grande parte da sua vida ao Ceará, o time do seu coração.
Do começo no Botafogo, na década de 60, atuando ao lado de nomes como Garrincha, Nilton Santos e Zagallo, ao encontro fatal com o Vozão muito se passou. Inclusive, uma estadia, breve no Leão do Pici, que se iniciou em 1971. Mas, no ano seguinte, mudou de endereço e começou a escrever um capítulo – que entraria para a história – no Mais Querido.

Lá, permaneceu até 1976, dentro de campo. Após se aposentar, seguiu trabalhando no clube, atuando nas mais diversas funções, sendo acionado, por vezes, para comandar a equipe profissional masculina de forma interina. Honrou o apelido carinhoso “Soldado Alvinegro”.
Dimas foi o técnico com mais jogos na história do Vozão, com 504 partidas comandadas. Foi, também, o único a conquistar duas classificações para competições internacionais: a Copa Conmebol de 1995 e a Sul-Americana de 2011.
O ídolo deixou o clube de forma oficial em 2018, quando decidiu se dedicar de forma exclusiva ao tratamento do alzheimer. Ao todo, foram 46 anos de serviços prestados e total entrega ao Ceará, onde exerceu todos os cargos, menos o de presidente.

Ceará decreta luto oficial de três dias e presta homenagens
Além das homenagens através das redes, o Ceará decretou luto oficial de 10 dias, com bandeira a meio mastro na sede de Porangabuçu. Em vida, o clube festejou o legado de Dimas de várias formas, inclusive com um plano de sócio-torcedor intitulado Soldado Alvinegro, destinado a todos os ex-atletas que atuaram com o manto do Mais Querido.
“É impossível pensar no Ceará e não pensar em Dimas Filgueiras. Um gigante e grande alvinegro, que dedicou muitos anos da sua vida em sempre fazer o melhor pelo clube. Lembrando do nosso hino – “Tua Glória é Lutar”, o Dimas incorporou isso no DNA dele e fez isso com muita benfeitoria”, disse o presidente João Paulo Silva ao site oficial.
0 comentários