Connect with us
Evandro Carvalho - Sport - Fortaleza - Náutico - Santa Cruz - Pernambucano - STJD Evandro Carvalho - Sport - Fortaleza - Náutico - Santa Cruz - Pernambucano - STJD

NáuticoPEPernambucanoSanta CruzSportÚltimas

Presidente da FPF justifica torcida única em clássicos no Pernambucano: “Convencimento meu”

Foto: Rafael Vieira/FPF

Published

on

Polícia Militar afirma que não recomendou torcida única, mas presidente da FPF determinou medida

Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, em contato com a reportagem do NE45, falou sobre a decisão de torcida única apenas para o mandante nos clássicos do Campeonato Pernambucano. E o mandatário reconheceu que foi uma determinação da FPF – sobretudo dele, naturalmente.

Mais cedo, em nota enviada ao NE45, a Polícia Militar disse que não recomendou torcida única nos clássicos. Questionado pela reportagem sobre o porquê a FPF determinou tal medida mesmo sem a PM sugerir, Evandro disse que foi avaliação da federação e um convencimento dele de que é necessário uma “decisão dura”.

“Avaliação nossa, decisão nossa nos termos da lei. Convencimento meu de que precisamos tomar uma decisão dura e que seja educativa”, disse o presidente da FPF.

A determinação de torcida única nos clássicos em Pernambuco aconteceu dois dias após o duelo entre Sport e Santa Cruz, na Arena de PE, no primeiro duelo envolvendo rivais na temporada. E a FPF usou as argumentações abaixo para justificar a decisão.

“Disparos de arma de fogo contra Policiais Militares, ocasionando ferimentos por projéteis, entre outros ;inúmeros alertas divulgados pela FPF, avisando as “torcidas”, em geral, que não seriam toleradas, independentemente da proporção, atos de violência na cidade e área metropolitana, em dias de jogos”;

Evandro Carvalho_Presidente FPF_2024
Evandro Carvalho, presidente da FPF. Foto: Rafael Vieira/FPF

Embora a FPF cite os tumultos que ocorreram antes do embate, nenhum deles foi perto do estádio de São Lourenço ou envolvendo os presentes na Arena de Pernambuco.

O documento da federação ainda usa o exemplo de São Paulo para determinar torcida única. Contudo, conforme publicou o portal Globo Esporte (GE) no dia 19 de janeiro, o estado paulista já debate a volta dos visitantes aos estádios e sinaliza que pode revogar tal medida de apenas torcedores mandantes em clássico.

Questionado sobre o porquê a FPF se inspirar em uma medida que pode ser revogada em breve, Evandro citou que em São Paulo se usou torcida única por sete anos e que agora vai se testar se os torcedores “se reeducaram”.

“São Paulo aplicou sete anos (de torcida única) e só agora vai testar se as torcidas se reeducaram. Nós vamos iniciar agora”, explica o presidente da FPF.

Em 2023, Pernambuco iniciou com torcida de ambos os lados no clássico, mas uma medida em parceria com o Governo do Estado ocasionou em determinação de apenas mandantes nos jogos envolvendo rivais.

Contudo, em março, após nova medida, Pernambuco voltou a ter clássicos com duas torcidas. Prova disso é que ambos os duelos entre Sport e Santa Cruz contaram com públicos de ambos os lados.

Em 2024, após apenas um clássico, a FPF termina torcida única. A medida já começa a valer neste sábado, no duelo entre Santa Cruz e Náutico, no Arruda, às 16h30.

ESTÁDIO DO ARRUDA SANTA CRUZ
Foto: Rafael Melo/SCFC

MERCADO #31 – OS DESMANDOS E CONTRADIÇÕES DA FPF – 45 MINUTOS

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados