publicidade

Campeão com o Náutico sobre o Retrô, Roberto Fernandes reencontra o Timbu agora no comando da Fênix

Pernambucano, Náutico, PE, Últimas

Por Lucas Holanda

Por Lucas Holanda

Postado dia 16 de fevereiro de 2024

Técnico estava no lado alvirrubro quando as equipes se encontraram na decisão de 2022

O ano era 2022 quando Náutico e Retrô se enfrentaram na final do Campeonato Pernambucano. Uma edição que teve um gosto melhor para o Timbu, que terminou com o título após vencer nos pênaltis. O técnico do Alvirrubro na conquista? Roberto Fernandes, que hoje comanda justamente a Fênix.

Quase dois anos depois da final de 2022, Náutico e Retrô voltam a se enfrentar tendo Roberto Fernandes como um dos personagens do jogo. Em 2024, contudo, há uma mudança: o técnico comanda a Fênix, e não mais o Timbu. A partida entre as equipes está marcada para este domingo (18), às 17h, na Arena de Pernambuco, pela oitava rodada do Estadual.

Aos 52 anos, Roberto Fernandes viveu momentos bons e ruins no comando do Náutico. Não por acaso foram cinco passagens pelo Timbu.


Dentre os feitos memoráveis, o título Estadual de 2018, quebrando um jejum do clube de 14 anos sem taça; a campanha para manter o Alvirrubro na Série A de 2007, com direito a uma sequência de cinco vitórias consecutivas; e, por último, o já citado Pernambucano de 2022, onde o treinador assumiu nas finais e foi campeão.

Em conversa com o NE45, o treinador admite: é impossível dissociar o Náutico da sua história como treinador.

“Minha história como treinador é impossível de ser contada apartando o Náutico. Existe uma ligação de muitos anos, uma história muito forte. Já fui muita coisa pelo Náutico. Desde 1970, sou o treinador que mais dirigiu o clube, o treinador com mais vitórias na Série A. Fui bicampeão, saímos de rebaixamento, como em 2007 e 2008. São muitas histórias, então a gente tem uma ligação forte com o clube”, disse Roberto.

Em 2022, na citada final contra o Retrô, Roberto Fernandes assumiu o Náutico antes do primeiro jogo da decisão. Viu a equipe perder a ida, nos Aflitos, por 1 x 0. Contudo, na volta, na Arena de Pernambuco, o Timbu devolveu o placar e sagrou-se campeão nos pênaltis.

Posts
Roberto Fernandes campeão com o Náutico em 2022. Foto: Tiago Caldas/CNC

De 2003 até 2022, anos do primeiro e último jogo contra o Náutico, respectivamente, Roberto Fernandes enfrentou o Timbu em nove oportunidades. Ganhou duas, empatou três e perdeu quatro.

Contudo, o embate de 2024 traz um peso diferente: será o primeiro encarando o Náutico no Campeonato Pernambucano. Os outros duelos foram por Série B e Série C, além de Copa do Nordeste.

Neste cenário, diga-se, Roberto admite: gostaria que este jogo contra o Timbu não existisse. Contudo, reforçou o foco no Retrô e, claro, a busca pela vitória no duelo de domingo.

“Enfrentei o Náutico sempre em Campeonatos Brasileiros (e Copa do Nordeste). Agora, em Campeonato Pernambucano, é a primeira vez. É um jogo que, se eu pudesse escolher não existir, pode ter certeza que eu escolheria. Mas isso não depende de mim. E estou do lado do Retrô e vou defender os nossos objetivos, assim como o Náutico vai defender os objetivos dele. Então, neste domingo, estamos em lados opostos”, completou o treinador.

Roberto Fernandes assumiu o Retrô na quarta rodada do Estadual. Desde então, o treinador ganhou duas e empatou duas – a última partida terminou em 0 x 0 ante o Santa Cruz.

Na terceira posição, o Retrô tem 14 pontos, três a menos que o Náutico, o vice-líder. O confronto, portanto, tem peso importante para a Fênix pensando em uma vaga direta nas semifinais e, sobretudo, de olho em garantir calendário nacional para 2025.

Roberto Fernandes_Retrô
Foto: Reprodução/Retrô

Histórico de Roberto Fernandes contra o Náutico

  • Vitórias: 2
  • Empates: 3
  • Derrotas: 4

Jogos de Roberto Fernandes contra o Náutico

  • Náutico 2 x 0 Londrina – Série B de 2003
  • Anapolina 1 x 1 Náutico – Série B de 2004
  • Anapolina 1 x 2 Náutico – Série B de 2005
  • Ituano 1 x 1 Náutico – Série B de 2006
  • América-RN 1 x 0 Náutico – Série B de 2014
  • Santa Cruz 0 x 1 Náutico – Série C de 2018
  • CRB 1 x 2 Náutico – Copa do Nordeste de 2019
  • Náutico 1 x 1 ABC – Série C de 2019
  • CSA 2 x 0 Náutico – Série B de 2022

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING