publicidade

ABC acumula seis eliminações na fase de grupos no Nordestão nos últimos 10 anos; relembre histórico

ABC, Copa do Nordeste, RN, Últimas

Por Rayane Domingos

Por Rayane Domingos

Postado dia 28 de março de 2024

Em uma década, o Mais Querido só conseguiu chegar as semifinais da competição em duas oportunidades: 2018 e 2023

O ABC foi para a última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste a espera de um milagre para conseguir se classificar. Dependia do resultado dos outros jogos e de aplicar uma goleada no River-PI, o que não aconteceu. O Mais Querido venceu por 1 x 0, mas ainda sim foi eliminado. Esta é a sexta vez que o clube cai na fase de classificação nos últimos 10 anos.

O momento do ABC não é favorável nas duas competições que restam, Potiguar e Nordestão, e apesar do time ter se apresentado melhor sob o comando de Marcelo Cabo, ainda falta algo para conseguir vencer mais fácil. Fora isso, o treinador enfrenta problemas de lesão dos atletas.

A campanha do Nordestão este ano foi péssima e bem diferente do ano passado. O time acumulou empates e derrotas durante os jogos. A única vitória aconteceu no último jogo. No fim, o time terminou em 5º lugar no Grupo B, com 7 pontos, com 1 vitória, 4 empates e 3 derrotas.


Nos últimos anos, o ABC tem conseguido marcar presença na competição de forma consecutiva. Desde 2016, o alvinegro teve a vaga garantida, ou conquistada, no Nordestão, com exceção em 2022, que não passou da terceira fase da Pré-Copa.

Mas nem todas as campanhas foram positivas. Nos últimos 10 anos, o clube só conseguiu chegar duas vezes ao mata-mata, em 2018 e 2023, mas acabou caindo nas semifinais da competição. De resto, as eliminações aconteceram ainda na fase de grupos.

LEIA MAIS: Veja os confrontos das quartas de final do Nordestão

Relembre o histórico do ABC

Em 2016, o ABC esteve no Grupo A junto com Campinense, Salgueiro e Imperatriz. Ao final, terminou em terceiro lugar, com 4 pontos, diferença de 6 para o segundo colocado. Foram 1 vitória, 1 empate e 4 derrotas.

Em 2017, o alvinegro foi para o Grupo D, com Itabaiana, CRB e CSA, mas novamente terminou em terceiro lugar. Com 7 pontos, teve 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.

Em 2019, com o formato de dois grupos, o ABC estava no B junto com Ceará, Botafogo-PB, CSA, Náutico, Bahia, Moto Club e Confiança. Porém, terminou a fase de classificação em 6º lugar, com 12 pontos, 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.

Em 2020, o time quase conseguiu passar para o mata-mata. Ficou em 5º lugar no Grupo A, com 1 ponto de diferença do último classificado. Ao total foram 9 pontos, 2 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Fortaleza, Bahia, Botafogo-PB, Sport, CRB, Freipaulistano e River-PI estiveram no mesmo grupo.

No ano de 2021, Fortaleza, Vitória, Altos, CSA, Salgueiro, Botafogo-PB e Sport formaram o Grupo B, junto com o Mais Querido. O clube voltou a ficar no quase, com apenas um ponto de diferença do último classificado. Foram 10 pontos conquistados, com 2 vitórias, 4 empates e 2 derrotas.

Boas campanhas do ABC no Nordestão

Em 2018, o clube fez a sua melhor campanha na competição, garantindo o terceiro lugar na classificação final por se sair melhor na pontuação. A equipe perdeu para o campeão, Sampaio Corrêa, na semifinal.

Em 2023, o ABC voltou a fazer uma boa campanha no Nordestão e ficou em 2º lugar no Grupo B, junto com Ceará, Náutico, Sergipe, Santa Cruz, Bahia, Campinense e CSA. Na classificação, foram 14 pontos conquistados, com 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. O time foi eliminado nas semifinais pelo Sport, que foi vice-campeão do torneio.

Posts

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING