NE45

Santa Cruz terá pedido para jogar a Série D julgado pelo STJD na próxima quinta-feira

Santa Cruz conhec prazo para que CBF responda recurso no STJD

Foto: Divulgação/STJD

Reunião do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pautou solicitação do Santa Cruz entre méritos a serem avaliados a partir das 12h

A decisão quanto ao último recurso do Santa Cruz para disputar a Série D ainda neste ano já tem data para acontecer. Com a solicitação através de medida inominada incluída na pauta desta quinta-feira da reunião do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, os tricolores receberão o parecer para saber se terão ou não direito à vaga no campeonato nacional, que foi pleiteada através de documentos formulados por conselheiros do clube.

O encontro acontecerá de maneira híbrida, presencialmente e por videoconferência, a partir do meio-dia, sendo o pedido do Santa Cruz será o primeiro a ser julgado em mesa pelo Pleno. Além dele, também será avaliado um mandado de garantia do Ceará contra o presidente do TJD-CE, Waldir Xavier de Lima Filho.

No documento a ser analisado pelos auditores do STJD, a Cobra Coral pleitea a vaga que foi destinada ao Democrata de Sete Lagoas. Segundo o entendimento do Tricolor do Arruda, um clube que foi rebaixado no seu Estadual, como é o caso do Jacaré, não poderia herdar a vaga, uma vez que vários classificados pelo Campeonato Mineiro desistiram da competição.

Assim, baseando-se na Lei Geral do Esporte, o Santa Cruz entrou com ação junto à CBF para que a vaga seja destinada ao clube mais bem classificado no Ranking Nacional de Clubes (RNC) que ainda não está classificado para a disputa de uma das Quatro Divisões nacionais, sendo o próprio Tricolor o principal beneficiado.

Ainda de acordo com a diretoria coral, o primeiro pedido havia sido encaminhado à CBF antes do arbitral da competição, mas não foi respondido. Dessa forma, o órgão manteve o time mineiro, que atualmente está entre as oito equipes do grupo A6 da competição, na tabela.

Assim, o Tricolor do Arruda encaminhou outro documento e ficou aguardando resposta até o prazo de entrar com ação junto ao STJD, o que aconteceu no último dia 27 de março, pelas mãos do vice-presidente do Conselho Deliberativo coral, Álvaro Maia, e do advogado Osvaldo Sestário, que defenderá o Santa Cruz na causa.

Por fim, além da vaga, o Santa Cruz solicita, também, que o início do Campeonato Brasileiro da Série D seja suspenso para que a situação seja resolvida de maneira definitiva.

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

Sair da versão mobile