Equipes ficaram no empate em 0 x 0 no tempo normal no Albertão
O Altos é tetracampeão piauiense. Neste sábado, o Jacaré, mesmo com um jogador expulso ainda no primeiro tempo, teve forças e qualidade para se ajustar em campo, vencer o Parnahyba nos pênaltis por 4 x 2 após empate em 0 x 0 no tempo normal no estádio Albertão – na ida houve empate em 1 x 1. Título que ratifica ainda mais o clube no estado. Afinal, todas as conquistas vieram de um recorte dos últimos sete anos (2017, 2018, 2021 e 2024).
O Parnahyba, por sua vez, acumula seu quinto vice-campeonato do Piauiense (1976, 2003, 2017, 2022 e 2024) e estaciona com 13 títulos 1916, 1919, 1924, 1925, 1927, 1929, 1930, 1940, 2004, 2005, 2006, 2012, 2013). São 11 anos de jejum dentro do Piauí.
Após o resultado de hoje, o Altos volta suas atenções agora para as quartas de final da Copa do Nordeste. O time encara o Fortaleza, no Castelão, no dia 20 deste mês. Na sequência, vem a Série D do Campeonato Brasileiro. O time está no Grupo A2 e vai estrear contra o Cametá, provavelmente no dia 29 deste mês.
Já o Parnahyba encerra a temporada, já que não tem mais nenhuma competição a jogar. O time retorna só em 2025, aí sim com calendário cheio: estadual, Copa do Brasil, Série D e Copa do Nordeste.
Altos x Parnahyba – Final
Como esperando, os primeiros minutos da decisão do Piauiense no Albertão foram de um jogo muito estudado e com as equipes bem precavidas. Foram poucas as chances criadas na primeira metade de jogo. Mas tendo mais iniciativa, o Altos demonstrava estar mais tranquilo dentro do jogo e com mais posse de bola.
Porém, aos 25 minutos, após uma dividida na linha lateral praticamente no meio-campo, Marcelinho acabou dando uma cotovelada em Xexeu e recebeu o cartão vermelho direto do árbitro Jardiel da Rocha Soares.
O lance deixa a partida mais nervosa e pegada, tanto que outros quatro cartões amarelos foram mostrados, sendo três para o Parnahyba e um para o Altos. E mesmo com um a menos, o Jacaré seguiu administrando melhor o jogo. Mas nenhum dos times conseguiu um chute mais perigoso a gol.
No segundo tempo, o Parnahyba voltou melhor nos primeiros minutos. Agora sim usufruindo da vantagem numérica, o Tubarão do Litoral passou a ter mais posse de bola. Aos 15, Xexeu arriscou de longe e obrigou Careca a fazer sua primeira defesa mais difícil até então no jogo.
Com o gramado molhado após a chuva que caiu no Albertão, os jogadores começaram a sentir a preparação física, principalmente o Jacaré. Com isso o Parnahyba seguiu pressionando. Bismark, aos 38, arriscou de longe e Careca foi obrigado a se esticar todo para mandar para escanteio.
Nos últimos minutos da partidas, os técnicos deram gás novo no time, mas também já pensando em atletas mais condicionados para as cobranças de pênaltis.
No último minuto de jogo, Careca brilhou! Após cobrança de escanteio, o goleiro realizou um milagre para evitar a derrota ainda no tempo normal.
Penalidades
Nas cobranças de pênaltis, o Parnahyba iniciou marcando com Bismark, depois Xexeu mandou para fora e Careca pegou a cobrança de Flávio. Na quarta cobrança, Samuel converteu com categoria. Jaílton fechou a série marcando.
Já para o Altos, Napão e Ricardo marcaram. Na terceira cobrança, Digão mandou na trave. Na sequência, Válber fez o seu gol. E coube a Arthurzinho ser o último batedor da primeira série. E com categoria, marcar e sair para comemorar o título do Piauiense 2024.
Maiores vencedores do Piauiense
- River 32
- Flamengo 17
- Parnahyba 13
- Botafogo 11
- Piauí 5
- SE Tiradentes 5
- Artístico 5
- Tiradentes AC 5
- 4 de Julho 4
- Picos 4
- Altos 4
- Internacional 3
- Militar 3
- Flamengo SC 3
- Theresinense 2
- SC Fluminense 2
- Barras 1
- Corissabá 1
- Comercial 1
- Fluminense 1
- Paysandu 1
- Belga 1
- Artístico FC 1
- Palmeiras 1
- Piauhy 1
- Auto Esporte 1
FICHA TÉCNICA
Altos 0
Careca; Luís Guilherme (Mhaylon), Leandro Amorim, Ricardo e Arthurzinho; Hudson, Marcelinho e Dhonata (Digão); Matheus (Athyrson), Brayann (Válber) e Rhuann (Napão). Técnico: Flávio Araújo.
Parnahyba 0
Marcus Vinícius; Flávio, Yan, Jailton e Adriel; Xexeu, Samuel, Ronda (Mikeias) e Baltazar; Wesley e Bismark. Técnico: Arnaldo Lira.
Local: estádio Albertão
Árbitro: Jardiel da Rocha Soares (PI)
Assistentes: Mauro Cezar Evangelista de Sousa (PI) e Maura Cunha Costa (PI)
Cartão amarelo: Xexeu, Flávio, Ronda, Wesley, Samuel, Arnaldo Lira (Parnahyba); Ricardo, Bryann, Rhuann (Altos)
Cartão vermelho: Marcelinho (Altos)
Gols:
0 comentários