Connect with us
Campeão olímpico, Pampa morre aos 59 anos Campeão olímpico, Pampa morre aos 59 anos

Mais EsportesNordestePEÚltimas

Pernambucano, campeão olímpico Pampa morre aos 59 anos

Published

on

Pampa atuou como gestor público na área dos esportes nas últimas duas décadas; ex-atleta sofreu complicações por conta de quimioterapia

A sexta-feira começou com uma notícia para o esporte olímpico brasileiro. Ex-jogador de volei e campeão olímpico em Barcelona, André Felippe Falbo Ferreira, mais conhecido como Pampa, faleceu em São Paulo, aos 59 anos, devido a problemas pulmonares causados por conta do processo de quimioterapia para o tratamento de um linfoma, segundo informações divulgadas pelo GE.

Recifense, Pampa foi um dos destaques da Seleção Brasileira de vôlei no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, onde disputou duas Olímpiadas, ficando em quarto lugar em Seul (1988) e conquistando a medalha de ouro em Barcelona, quatro anos depois.

Inclusive, na campanha do título olímpico, Pampa era considerado um reserva de luxo para a equipe comandada por José Roberto Guimarães, sendo fundamental em diversos jogos durante a competição graças à força e a explosão de seus ataques.

Por clubes, o jogador teve passagens marcantes pelo voleibol brasileiro, na Itália e no Japão, onde defendeu Palmeiras, Suzano-SP, Lazio, Napoli e Osaka, respectivamente.

Após deixar as quadras, Pampa se dedicou à carreira política, sempre com foco nos esportes. Assim, trabalhou no Ministério do Esporte (2000-2002), nas Secretarias de Esportes de Suzano (2007-2010) e Campos-RJ (2013-2015).

Ainda em 2015 voltou para sua terra natal para trabalhar dedicado à área de novos projetos da Superintendência Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco, onde trabalhou no Parque Olímpico de 2017 a 2019.

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Veja o Blog de Cassio Zirpoli

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados