publicidade

Bahia quebra invencibilidade do Fortaleza e mantém 100% de aproveitamento como mandante na Série A

Série A, BA, Bahia, CE, Fortaleza, Últimas

Por Yago Mendes

Por Yago Mendes

Postado dia 13 de junho de 2024

Bahia aproveita vacilos da defesa do Fortaleza e volta à vice-liderança da Série A com mais uma vitória na Arena Fonte Nova

Mais uma vez o Bahia mostrou a sua força em casa na Série A 2024. Com dificuldades para superar a marcação do Fortaleza na primeira etapa, o Esquadrão foi dominado nos 45 minutos iniciais e precisou da força do seu banco para conquistar a vitória por 1 x 0 na Arena Fonte Nova. Com entradas determinantes de Biel e Estupiñán, o Tricolor de Aço viu o volante Jean Lucas marcar seu sétimo gol na temporada para obter mais um triunfo na elite nacional.

Com o resultado, o Bahia volta à vice-liderança da Série A com 17 pontos ganhos. O Esquadrão fica atrás do líder Flamengo apenas nos critérios de desempate. O Leão do Pici, por sua vez, vê sua invencibilidade na elite nacional cair e permanece na 11ª posição com 11 pontos.

O jogo – Bahia x Fortaleza

O embate entre tricolores nordestinos da Série A ficou devendo em emoções na primeira etapa. Bastante concentradas no meio-campo, ações de Bahia e Fortaleza pouco conseguiram gerar em chances de gol perigosas para as duas equipes nos 45 minutos iniciais.


Melhor para o Fortaleza que adequou seu estilo de jogo para encarar o forte e técnico meio-campo do Bahia jogando fora de casa. Com um setor povoado por três volantes e apenas Martínez como meia, o time de Vojvoda controlou as ações e ainda conseguiu ser mais efetivo, chegando a balançar as redes com Renato Kayzer, em lance que foi impugnado pela arbitragem.

Pelo lado do Bahia, Jean Lucas teve as melhores oportunidades – uma aos 6 e outra aos 29 -, mas acabou desperdiçando chutando para fora nos dois lances.

Jean Lucas e Tinga no duelo entre Bahia e Fortaleza pela Série A 2024
Partida teve movimentação no meio-campo como principal tônica na etapa inicial – Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Na volta do intervalo, Rogério Ceni trocou sua dupla de ataque visando deixar o Bahia mais perigoso no campo de ataque. Assim, Biel e Estupiñán substituíram Ademir e Everaldo, respectivamente e tornaram o time mais ofensivo. Entretanto, o Fortaleza seguiu fazendo seu jogo e administrando as ações, impedindo que o Esquadrão se impusesse no meio-campo.

Aos 16, em um raro vacilo defensivo do Fortaleza, o Bahia teve uma grande oportunidade. Titi cochilou e Estupiñán venceu na dividida para roubar a bola e partir em velocidade para entrar cara a cara com João Ricardo. Contudo, na hora de finalizar, o centroavante tirou muito e acabou chutando para fora.

Sete minutos depois, em nova pane da defesa alencarina, Tinga e Titi bateram cabeça e a bola sobrou para Biel. O atacante cortou para a esquerda e chutou para acertar a trave do goleiro João Ricardo.

Aos 34, o Bahia finalmente encontrou as redes. Após longa troca de passes no campo de ataque, Everton Ribeiro foi acionado pela direita e cruzou na medida para Jean Lucas, que subiu mais que a defesa do Fortaleza e cabeceou no contrapé de João Ricardo, que nada conseguiu fazer.

Perdendo o jogo, Vojvoda soltou o time rumo ao campo de ataque nos minutos finais. Assim, entraram Pedro Rocha, Machuca e Yago Pikachu nas vagas de Zé Welison, Martínez e Breno Lopes. Inclusive, em seu primeiro toque na bola, o camisa 39 aproveitou vacilo de Gabriel Xavier e entrou livre na área. Na hora da finalização, o argentino bateu em cima do goleiro do Esquadrão.

Posts

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Veja o Blog de Cassio Zirpoli

Próximos jogos

As duas equipes voltam a campo pela Série A já no próximo domingo (16), às 18h30, e em jogos fora de casa. O Bahia visita o Criciúma, no estádio Heriberto Hülse, enquanto o Fortaleza encara o Cuiabá, na Arena Pantanal.

Ficha do jogo

Bahia 1
Marcos Felipe; Gilberto (Cicinho), Gabriel Xavier, Rezende e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro (Yago Felipe) e Cauly (Carlos De Pena); Ademir (Biel) e Everaldo (Oscar Estupiñán). Técnico: Rogério Ceni.

Fortaleza 0
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Felipe Jonatan; Pedro Augusto, Zé Welison (Machuca), Hércules (Pochettino) e Martínez (Pedro Rocha); Breno Lopes (Yago Pikachu) e Renato Kayzer (Lucero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Vinícius Goncalves Dias Araújo (SP)
Gols: Jean Lucas aos 34/2ºT (Bahia)
Cartões amarelos: Kanu, Caio Alexandre, Marcos Felipe, Yago Felipe e Carlos De Pena (Bahia); Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza)

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING