publicidade

Com três pontos de diferença entre líder e 7º, Série B tem maior achatamento da história; veja análise do Podcast45

Série B, AL, CE, Ceará, CRB, PE, Sport, Últimas

Por Laura Martins

Por Laura Martins

Postado dia 21 de junho de 2024

Um dos três nordestinos na disputa, Sport figura no G-7 da Série B

Com quase um terço da competição disputada, três pontos separam o líder e o 7º colocado da Série B do Campeonato Brasileiro. Um número que marca o maior achatamento da história da competição. Na configuração atual da Segundona, América-MG, Avaí, Operário, Sport, Santos, Goiás e Coritiba são os sete melhores colocados.

Antes, a menor diferença registrada entre o G-7 foi de quatro pontos na primeira edição por pontos corridos, em 2006. A nível de comparação, a maior diferença foi na edição de 2022, com 13 pontos, enquanto a mais recorrente até agora foi de seis pontos. O achatamento se entende também para os nove primeiros colocados com a diferença de quatro pontos. Esse recorte, diferente do outro, já tinha acontecido em 2006.

Durante o Raio-X do Podcast45, o analista Thiago Minhoca apontou que a principal justificativa para o achatamento foi a queda de rendimento de equipes favoristas ao acesso e, paralelamente, times do meio da tabela passaram a arrancar pontos dos melhores classificados da Série B.


“Um ponto para exemplificar o que está acontecendo até agora na Série B é que, nos primeiros movimentos, Santos e Sport vão brigar na parte de cima, e aí os dois desandam. Depois, o Goiás passa a ser essa equipe e desandam também. Então as equipes do meio passaram a tirar pontos das equipes da parte de cima e isso fez com que achatasse. Por isso a gente está vendo o líder com uma pontuação baixa para essa rodada e uma pontuação elevada para o pessoal do meio. Por isso eu acho que o grande definidor da Série B tem sido o fator mando de campo”, pontuou o comentarista.

“A gente fala muito sobre quem está inserido nisso, porque tem equipes que estão fora mas, ao menos pelo que se imagina, vão somar uma pontuação maior. A gente tem um G-7 com cinco de seis equipes favoritas (América-MG, Santos, Sport, Goiás, Coritiba e Ceará), só o Ceará que não está figurando ali”, destacou Thiago Minhoca.

Dos três nordestinos na disputa, o Sport fecha o G-4 com 19 pontos, enquanto o Ceará aparece na 10ª posição com 16 pontos ganhos. Por último, o CRB figura na zona de rebaixamento com nove.

Confira a análise completa do Podcast 45 Minutos

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING