Connect with us
Taça Série B Taça Série B

ALCECearáCRBPESérie BSportÚltimas

Com três pontos de diferença entre líder e 7º, Série B tem maior achatamento da história; veja análise do Podcast45

Foto: Joilson Marconne / CBF

Published

on

Um dos três nordestinos na disputa, Sport figura no G-7 da Série B

Com quase um terço da competição disputada, três pontos separam o líder e o 7º colocado da Série B do Campeonato Brasileiro. Um número que marca o maior achatamento da história da competição. Na configuração atual da Segundona, América-MG, Avaí, Operário, Sport, Santos, Goiás e Coritiba são os sete melhores colocados.

Antes, a menor diferença registrada entre o G-7 foi de quatro pontos na primeira edição por pontos corridos, em 2006. A nível de comparação, a maior diferença foi na edição de 2022, com 13 pontos, enquanto a mais recorrente até agora foi de seis pontos. O achatamento se entende também para os nove primeiros colocados com a diferença de quatro pontos. Esse recorte, diferente do outro, já tinha acontecido em 2006.

Durante o Raio-X do Podcast45, o analista Thiago Minhoca apontou que a principal justificativa para o achatamento foi a queda de rendimento de equipes favoristas ao acesso e, paralelamente, times do meio da tabela passaram a arrancar pontos dos melhores classificados da Série B.

“Um ponto para exemplificar o que está acontecendo até agora na Série B é que, nos primeiros movimentos, Santos e Sport vão brigar na parte de cima, e aí os dois desandam. Depois, o Goiás passa a ser essa equipe e desandam também. Então as equipes do meio passaram a tirar pontos das equipes da parte de cima e isso fez com que achatasse. Por isso a gente está vendo o líder com uma pontuação baixa para essa rodada e uma pontuação elevada para o pessoal do meio. Por isso eu acho que o grande definidor da Série B tem sido o fator mando de campo”, pontuou o comentarista.

“A gente fala muito sobre quem está inserido nisso, porque tem equipes que estão fora mas, ao menos pelo que se imagina, vão somar uma pontuação maior. A gente tem um G-7 com cinco de seis equipes favoritas (América-MG, Santos, Sport, Goiás, Coritiba e Ceará), só o Ceará que não está figurando ali”, destacou Thiago Minhoca.

Dos três nordestinos na disputa, o Sport fecha o G-4 com 19 pontos, enquanto o Ceará aparece na 10ª posição com 16 pontos ganhos. Por último, o CRB figura na zona de rebaixamento com nove.

Confira a análise completa do Podcast 45 Minutos

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados