Esquadrão contou com a força do banco para voltar a triunfar
Com um jogador a mais durante todo o segundo tempo, o Bahia venceu o Botafogo por 1 x 0 e avançou para as quartas de final da Copa do Brasil. Após o empate sem gols na ida, um triunfo simples, com gol de Luciano Rodríguez, garantiu o Esquadrão na próxima fase.
O Tricolor, logo de cara, não conseguiu aproveitar a vantagem numérica, sofrendo ainda com investidas alvinegras. Na reta final, as mexidas do técnico Rogério Ceni surtiram efeito. O uruguaio saiu do banco para carimbar o tento da classificação.
O triunfo, diga-se, além de manter a equipe baiana viva na disputa, também marca o fim de um jejum incômodo na temporada: eram seis jogos sem vencer – levando em conta, também, o Brasileiro da Série A.
O jogo – Bahia x Botafogo
Os primeiros 45 minutos foram mais favoráveis, sobretudo em chances, para o Botafogo. Apesar de, por vezes, ter mais a bola e conseguir investidas, o Bahia se mostrava nervoso. Errava passes e cometia ‘vacilos’ defensivos que, por pouco, não custaram caro.
Logo aos 4, por exemplo, Luiz Henrique perdeu boa chance cara a cara com Marcos Felipe. Depois, aos 7, foi a vez de Almada levar perigo. O Esquadrão respondeu aos 12, com Caio Alexandre. Mas LH, em dois momentos, aos 22 e aos 24, voltaria a ficar perto de marcar.
Passados 30 minutos, o panorama era de um jogo mais morno em termos de chances. O Botafogo ainda chegou com Igor Jesus, aos 33. Mas o arqueiro tricolor, mais uma vez, salvou. A equipe carioca ainda teve o volante Gregore expulso na reta final da primeira etapa.
Na volta do intervalo, o desenho da partida, naturalmente, era com um Botafogo mais recuado e focado na marcação. Mas ainda atento às oportunidades, como se viu aos 7, com Igor Jesus. Do outro lado, o Bahia tenta achar brechas na defesa alvinegra para abrir o placar.
Com 11 jogados, um susto. O Alvinegro marcou com Ponte, mas o jogador estava em posição irregular. Mas o susto sequer acordou o Esquadrão, que seguia dando muito espaço e sem conseguir aproveitar a vantagem numérica.
Passados 30, a partida parecia caminhar para os pênaltis. Mas Luciano Rodríguez, saindo do banco, mudou a história do jogo: aos 41, após jogada de Everton Ribeiro, a bola chegou para o uruguaio, que bateu cruzado para decretar o triunfo tricolor. 1 x 0 e classificação garantida.
Próximos jogos na temporada
As equipes voltam a campo no próximo domingo (11), pelo Brasileiro da Série A. O Bahia joga contra o Vitória, no clássico Ba-Vi, novamente na Arena Fonte Nova, às 16h. Já o Botafogo visita o Juventude, no Alfredo Jaconi, às 11h.
FICHA DO JOGO
BAHIA 1
Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly (Biel); Thaciano (Luciano Rodríguez) e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
BOTAFOGO 0
John; Mateo Ponte (Óscar Romero), Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas (Allan) e Savarino (Carlos Alberto); Luiz Henrique (Tchê Tchê), Thiago Almada (Danilo Barbosa) e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Michel Stanislau (RS)
Gols: Luciano Rodríguez (BAH)
Cartões amarelos: Everton Ribeiro, Caio Alexandre e Luciano Rodríguez (BAH); Almada, Bastos, Alexander Barboza (BOT)
Cartões vermelhos: Rafael Ratão (BAH); Gregore (BOT)
0 comentários