Rubro-negro projeta se tornar SAF nos próximos anos, seguindo processo com cautela
O Vitória segue sua tendência de se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) como diversos clubes do futebol nacional. Inclusive, já existe um prazo para que o modelo de clube-empresa a ser seguido pelo Rubro-negro se estabeleça. Segundo o presidente leonino, Fábio Mota, até dezembro isso será definido.
Em coletiva nesta terça-feira (10), o mandatário do Vitória afirmou que o clube já está projetando o formato da sua SAF. O modelo será apresentado ao Conselho Deliberativo e, sem sequência, para os sócios, para ser definida.
“O processo já foi deflagrado e estamos montando um modelo de SAF. Esse modelo será encaminhado ao Conselho Deliberativo e,consequentemente, para uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária). A nossa ideia é de que, até dezembro, o modelo esteja pronto”, afirmou Fábio Mota.

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Qual vai ser o modelo de SAF do Vitória?
O presidente do Vitória também afirmou que o modelo trabalhado é inspirado nas SAF’s do futebol da Alemanha. Nesse tipo de gestão, a associação (clube + associados) são sócios majoritários da SAF do clube. Enquanto isso, investidores são sócios minoritários, tendo menos de 50% das ações da agremiação.
Além disso, Fábio Mota também contou que o Colossal já recebeu propostas de investidores desde 2022, quando estava na Série C. Porém, ele pretende tratar com cautela para achar o melhor investimento para as pretensões rubro-negras.
“Depois da conclusão do modelo de SAF, nós iremos analisar as propostas de SAF para o Vitória. No momento certo e adequado, vamos convocar a AGE e discutir, como sempre foi desde que assumi o clube. Propostas de SAF nós temos desde a Série C, mas a gente precisa estruturar primeiro o modelo de SAF para o Vitória. A ideia é ter o modelo como é na Alemanha e nas ligas sérias”, encerrou.
0 comentários