Competição é tradicionalmente realizada no CT do Retrô, clube fundador do projeto
Nesta terça-feira (22), na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), foi feita a apresentação da terceira edição da Copa Atlântico, competição destinada a categoria de atletas sub-19, realizada no CT do Retrô, e que é disputada por diversos clube do futebol brasileiro.
A apresentação foi comandada pelo presidente da FPF, Evandro de Carvalho, e por Laércio Guerra, mandatário do Retrô, clube fundador do torneio. O dirigente da Fênix explicou o inicio do projeto e detalhou a terceira edição da competição.
“A Copa Atlântico, hoje, eu não tenho dúvida nenhuma que é a segunda maior campeonato de base do futebol brasileiro, e com muito orgulho aqui em Pernambuco. Capitaneada pelo Retrô, pelas suas instalações. Mas se nós, no início, não tivéssemos o apoio de Náutico, Sport e Santa Cruz, eu tenho plena convicção de que a competição não teria o êxito de que é hoje”, destacou Laércio.
“A diferença desta competição, em relação aos anos anteriores, foi o aumento de equipes. Começamos com 12, depois 16, e agora nós temos 24 clubes. Destes acho que são 10 clubes da primeira divisão, seis ou sete da segunda, e aí mais alguns outros clubes que são formadores. […] Lá no Sul e Sudeste eles já colocam a Copa Atlântico como preparativo para a Copa São Paulo”, ressaltou.
Além de Evandro Carvalho e Laércio Guerra, também estiveram presentes no evento os presidentes de Santa Cruz e Náutico, Bruno Rodrigues e Bruno Becker.
Próximos passos da Copa Atlântico
Evandro Carvalho projetou os próximos passos do torneio e disse que pretende amplia-lo, fazendo com que ele seja realizado não apenas no centro de treinamento do Retrô, mas também no CTs de Náutico e Sport. Segundo ele, esta medida já está sendo trabalhada para o próximo ano de 2025
“No próximo ano, nós pretendemos ampliar de 24 para 48, com mais 24, com 12 equipes no CT do Sport e 12 no CT do Náutico. Então, o projeto é realmente nós criarmos uma competição que esteja a nível da Copa São Paulo, e que seja a Copa São Paulo do Brasil, retirando naturalmente o maior ente da federação que é São Paulo, que sozinho tem um PIB maior que o Brasil. Nós não podemos competir em quantidade, mas podemos competir em qualidade”, disse Evandro.
A competição está marcada para ocorrer entre os dias 1º de 9 de novembro. Neste ano, a Copa contará com 24 equipes, sendo 12 delas clubes nordestinos. Entre eles estão: Sport, Náutico, Santa Cruz, Retrô, Porto, Vitória, Jacuipense, Fortaleza, ABC, CRB, Sport Lucena-PB e Atlético-PI.
Também estão na disputa o Coimbra (MG), Avaí, Red Bull Bragantino, Corinthians, Coritiba, Santos, Novorizontino, Amazonas, San Antonio (Bolívia), primeiro clube internacional que participará do torneio.
0 comentários