A briga por vaga na Libertadores está acirrada. Fortaleza e Bahia representam o Nordeste na disputa por um espaço na competição internacional da Conmebol
Com dois nordestinos vivos, Fortaleza e Bahia, a disputa por vaga na Copa Libertadores da América de 2025 está à todo vapor no Campeonato Brasileiro. Neste momento, com sete rodadas a serem disputadas, a Série A classifica os sete primeiros colocados da tabela de classificação para a principal competição internacional da Conmebol.
Este cenário só é possível por três motivos: a confirmação da final entre Botafogo e Atlético-MG na atual edição da Libertadores; a presença do próprio Galo na decisão da Copa do Brasil contra o Flamengo; e o Rubro-negro estar entre os sete primeiros colocados do Brasileirão, o que deve ser confirmado em breve – G7 está virtualmente garantido, e não matematicamente, pois aguarda a definição da posição do time de Filipe Luís.
LEIA MAIS | Titi critica VAR no Brasileirão após polêmica em empate do Fortaleza: “Não estão sabendo utilizar”
Portanto, levando em consideração o atual cenário da elite do futebol brasileiro, o Fortaleza está praticamente garantido na Libertadores, uma vez que ocupa a terceira colocação com 57 pontos somados, enquanto o Bahia ainda corre riscos por estar no limite das equipes classificadas, ou seja, em sétimo, com 46 pontos. O Cruzeiro (8º), tem dois pontos a menos.
Veja abaixo todos os cenários possíveis de vagas para Libertadores via Brasileirão:
G5 (vaga na fase de grupos) e G7 (vaga na pré-Libertadores):
- Atlético-MG ser campeão da Copa Libertadores e Copa do Brasil; ou
- Botafogo ser campeão da Copa Libertadores e Atlético-MG ser campeão da Copa do Brasil; ou
- Atlético-MG ser campeão da Libertadores e Flamengo (se terminar entre os cinco primeiros do Brasileirão) ser campeão da Copa do Brasil.
G6 (vaga na fase de grupos) e G8 (vaga na pré-Libertadores)
- Botafogo ser campeão da Copa Libertadores e o Flamengo (se terminar entre os seis primeiros do Brasileirão) ser campeão da Copa do Brasil.
G9 (vaga na pré-Libertadores)
- Atlético-MG não ser campeão de nenhuma copa e o Cruzeiro (se terminar entre os nove primeiros do Brasileirão) ser campeão da Copa Sul-Americana.
0 comentários