Mudanças foram projetadas para a próxima temporada, sem interferências no cenário de 2024
Apesar de revelado nesta terça-feira (12), um ofício foi enviado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em setembro, para a Conmebol. O documento, assinado pelo presidente Ednaldo Rodrigues, projeta melhorias ao calendário brasileiro. E uma delas discute possíveis mudanças para os torneios internacionais de 2026.
Nesse ponto, a entidade sugere três principais propostas: a extinção dos playoffs da Copa Sul-Americana; a exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores; e mais uma vaga direta para o Brasil na fase de grupos. Mas a Conmebol sequer respondeu ao ofício, de acordo com o Globoesporte.
Vale lembrar que os atuais contratos comerciais estão previstos para cobrir o ciclo 2023-2026. Dessa forma clubes nordestinos como o Bahia, que pleiteia uma vaga na Libertadores – e está em posição que garante ida à preliminar da competição -, não teria qualquer prejuízo em relação a atual campanha, caso a ideia avançasse.
CBF tenta modificar calendário
Apesar de, até então, ter ficado apenas no âmbito da sugestão, a entidade brasileira tenta aliviar o número de jogos presentes na temporada dos clubes do país. Com os playoffs da Sul-Americana, por exemplo, o calendário fica mais carregado e com partidas importantes em meio à disputa do Brasileirão.
0 comentários