Feito depende da manutenção de Alerrandro, do Vitória, na artilharia da Série A
A rodada de encerramento da Série A do Campeonato Brasileiro 2024, marcada para o próximo domingo (8), pode reservar um feito quase inédito para o futebol nordestino. Caso Alerrandro, do Vitória, continue na artilharia, a região pode ter, assim como em 2016, os artilheiros das quatro divisões da competição em uma mesma temporada.
Na Série B, o artilheiro isolado foi Erick Pulga, que balançou as redes para o Ceará em 13 oportunidades. Já na Terceirona, o Náutico teve o principal goleador: Paulo Sérgio, autor de 10 gols. O centroavante do Timbu ficou empatado com Kayke, do São Bernardo. Também com 10 gols, Thiaguinho, do Treze, terminou a Série D do Campeonato Brasileiro com esse título.
Autor de quatro gols nos últimos três jogos do Vitória, Alerrandro se consolidou na disputa pelo posto de maior goleador da Série A. No empate em 1 x 1 contra o Grêmio, na última quarta-feira (4), o camisa 9 marcou o 14ª gol, empatando novamente com Yuri Alberto, do Corinthians.
A última chance de Alerrandro ampliar a marca será no confronto contra o Flamengo, no Maracanã, às 16h deste domingo. Na briga pela artilharia, o atleta concorre ao Troféu Roberto Dinamite, criado pela CBF em homenagem ao maior artilheiro da história do Brasileirão, que dá ao goleador da competição R$ 100 mil, além de um bônus de R$ 5 mil por cada gol.
Vale destacar que, so centroavante realmente terminar a temporada nacional como artilheiro, será a primeira vez, na era de pontos corridos, que um atleta do Leão da Barra encerra o Brasileirão como o goleador.
Portanto, caso esse cenário se confirme ao fim da 38ª rodada, o feito histórico representará também quatro estados do Nordeste na artilharia do Campeonato Brasileiro: Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco.
A primeira vez e até então única vez que a região esteve representada na artilharia das quatro divisões do Campeonato Brasileiro foi em 2016. Naquela temporada, Diego Souza marcou 14 gols pelo Sport na Série A; Bill, na Segundona, converteu 15 pelo Ceará; Jones Carioca teve 12 tentos pelo ABC na Série C; e Manoel encontrou o caminho das redes 10 vezes pelo Altos na D.
Artilheiros do Campeonato Brasileiro 2024
- Série A *antes da 38ª rodada: Alerrandro (Vitória) – 14 gols
- Série B: Erick Pulga (Ceará) – 13 gols
- Série C: Paulo Sérgio (Náutico) – 10 gols
- Série D: Thiaguinho (Treze) – 10 gols
Artilheiros do Campeonato Brasileiro 2016
- Série A: Diego Sousa (Sport) – 14 gols
- Série B: Bill (Ceará) – 15 gols
- Série C: Jones Carioca (ABC) – 12 gols
- Série D: Manoel (Altos) – 10 gols
0 comentários