Tricolor disputou quatro competições neste ano
A temporada do Bahia acabou e os números se desenharam de forma mais organizada. Gols marcados, triunfos, aproveitamento, fator casa e outros tópicos foram ‘fechados’ no último fim de semana, quando o Esquadrão selou retorno à Copa Libertadores após 35 anos, quando venceu o Atlético-GO em Salvador.
Os dois tentos marcados diante do Dragão, assinalados por Thaciano e Luciano Rodríguez, renderam a projeção final de 108 gols no ano. Foram 70 partidas disputadas – levando em conta Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A – e 70% de aproveitamento como mandante. Os dados são do site Ogol.
Na Arena Fonte Nova, foram 35 jogos realizados, sendo 23 triunfos, cinco empates e apenas sete derrotas. O Esquadrão balançou a rede em 57 oportunidades, enquanto foi vazado 21 vezes. Em casa, é importante frisar o desempenho no primeiro turno do Brasileiro, que pavimentou vaga na competição internacional.
Já no cenário como visitante, os números, naturalmente, caem. Dos 34 compromissos, saiu vitorioso em 11, ficou no empate em oito deles e perdeu 15. Marcou 48 gols e sofreu 54. Um aproveitamento de pouco mais de 40%. No segundo turno da Série A, a equipe caiu de rendimento e viveu pior jejum do ano.
Vale lembrar que a quantidade de partidas leva em conta o amistoso realizado ainda na pré-temporada, em Manchester, na Inglaterra, quando a equipe baiana empatou com o Blackburn Rovers em 3 x 3. Na oportunidade, jogadores e comissão passaram 11 dias em solo europeu.
Números do elenco do Bahia em 2024
Individualmente, o grupo do Tricolor teve destaques. O volante Caio Alexandre, por exemplo, foi quem mais vezes entrou em campo: 64 das 70 partidas disputadas. Já o atacante Biel, que passou período fora dos gramados nesta reta final de Série A, foi o ‘garçom’ da temporada, com 11 assistências distribuídas.
Quando o assunto foi bola na rede, Thaciano despontou com 15 gols marcados. Logo depois, vem Everaldo, com 11 anotados. O top-5 da artilharia tricolor é fechado com Cauly e Jean Lucas, ambos com 9, e Oscar Estupiñán, que deixou o clube em julho deste ano.
0 comentários