publicidade

Presidente da FPF fala sobre Santa Cruz ter clássicos seguidos no meio do Estadual: “Se coloco de saída e leva uma ‘enfiada’, vai desestruturar tudo”

Santa Cruz, PE, Pernambucano, Últimas

Por Portal NE45

Por Portal NE45

Postado dia 11 de dezembro de 2024

Evandro Carvalho explicou formação da tabela do Tricolor e respondeu críticas do técnico Itamar Schulle

A tabela do Campeonato Pernambucano 2025 ainda vem repercutindo. No caso do Santa Cruz, a sequência de jogos importantes no meio da 1ª fase, com clássicos contra Náutico e Sport (4ª e 6ª rodada), e o duelo contra o Retrô (5ª rodada), rendeu críticas do técnico Itamar Schulle.

Dessa forma, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, respondeu em entrevista ao De Primeira, com Beto Lago. O dirigente rebateu as críticas e disse que quis tornar algo mais justo para o Tricolor, diante da sua situação atual.

O mandatário afirmou que a ordem foi feita para que fosse de uma forma que atendesse a Cobra Coral, sem que pudesse se prejudicar por encarar esses jogos maiores em sequência no início, ou no fim do torneio. Além disso, afirmou que, os três clubes possuem investimento bem maior que o Santa.


Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), no arbitral do Campeonato Pernambucano 2025

Foto: Ruan Ferreira/NE45

Evandro Carvalho também disse que não colocou esses duelos no início do Pernambucano para o Tricolor porque, segundo ele, “se leva uma ‘enfiada’, desestrutura tudo”. Na forma que foi feito, de acordo com o presidente da FPF, o Santa pode se encaixar e pegar ritmo para ter duelos mais equilibrados contra os rivais citados.

“O professor Itamar Schulle não entendeu o que nós e o Santa Cruz entendemos. Eu compreendo porque ele estava fora do Santa Cruz, estava doente. Mas o nosso entendimento foi que o Santa Cruz vem de uma inatividade enorme e vai pegar clubes muito organizados”, iniciou.

“Vai pegar o Retrô, que vem treinando desde novembro e tem um investimento de mais de R$ 2 milhões no clube, vai pegar o Náutico, que está vindo com a SAF, e vai pegar o Sport, que agora é clube de Série A”, disse Evandro.

“Então imagina se eu pego e coloco logo um clássico de saída para o Santa Cruz e, por uma infelicidade, leva uma ‘enfiada’. Vai desestruturar tudo. O raciocínio que fiz, compartilhado com o clube, foi de fazer as primeiras três ou quatro rodadas para o Santa enfrentar times intermediários, em tese menos fortes, para poder ir se encaixando e jogar os clássicos a partir daí”, explicou.

Por qual razão o Santa Cruz encara Náutico, Retrô e Sport em sequência?

O mandatário da FPF também disse que restariam duas soluções para a formulação da tabela do Tricolor: Ou intercalava com clássicos, podendo jogar um na última rodada precisando vencer para se classificar, ou enfrentava os clássicos de uma vez no meio da competição, podendo se recuperar nos últimos jogos.

Evandro Carvalho - Sport - Fortaleza - Náutico - Santa Cruz - Pernambucano - STJD

Foto: Rafael Vieira/FPF

“Você teria duas soluções: Vai intercalando os clássicos do meio até o final, o que era perigoso, porque imagina ele pegar clássico no final e precisar do resultado? Ou você metia logo os clássicos conjugados no meio, porque com resultados bons ou ruins, ele teria condições de recuperar depois. Então a tabela do Santa Cruz é ótima”, afirmou Evandro.

Em complemento, o presidente da FPF falou que, dos 10 clubes, apenas dois reclamaram da forma que a tabela foi feita. Um deles foi o Petrolina, que se pronunciou em suas redes sociais. Evandro considerou injustas as reclamações e afirmou que o custo-benefício para os clubes foi o melhor possível para os clubes. Na opinião dele, a tabela de 2025 é a melhor dos últimos 10 anos do Campeonato Pernambucano.

“Eu também não entendi (a reclamação). De 10 clubes, oito aprovaram e dois não gostaram injustificadamente. Não é plausível, se eles sentarem e avaliarem sem paixão, vão entender que o melhor custo-benefício foi esse. Se você parar para analisar as tabelas do Campeonato Pernambucano nos últimos 10 anos, para mim, essa foi a melhor de todas.

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING