Em 2024, o time profissional e o da base do Fortaleza compartilharam atividades, protagonizando uma maior integração
O ano de 2024 foi marcante para o Fortaleza não só na equipe profissional, mas também nas categorias de base, sobretudo no sub-20. Com os bons resultados e nomes importantes surgindo, o Leão pôde fazer uma maior integração entre divisões inferiores e time principal.
Prova disso foi a promoção de Kervin Andrade e Kauan Rodrigues logo após a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro deste ano. A dupla se destacou na competição e foi chamada por Juan Pablo Vojvoda para o time profissional.
Para achar novos “Kervins” ou novos “Kauans”, o Fortaleza foca na integração entre base e futebol profissional. Ao longo do ano, diversos jogadores do sub-20, e até mesmo do sub-17, participaram das sessões de treinamento da equipe principal. Além disso, o técnico Léo Porto, do sub-20, faz parte da comissão técnica fixa do clube, tendo um contato diário com Vojvoda.
A tendência é que a proximidade entre base e profissional permaneça para 2025, com a primeira integração ocorrendo já na pré-temporada do Tricolor nos Estados Unidos. Alguns jovens podem viajar para o exterior para fazer parte das atividades preparativas para o restante do ano.
LEIA MAIS | De contrato renovado, Rossetto lista motivos para permanecer no Fortaleza e projeta 2025
CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz ressaltou o papel fundamental de uma categoria de base consolidada para o sucesso sustentável do clube como um todo.
“Investir na base é ter a possibilidade de revelar e desenvolver jovens talentos, promove economia de recursos, valoriza os ativos e gera receita através da venda de jogadores. Após a Copinha, subiram para o profissional o meia Kervin, que é um jogador da Seleção da Venezuela, e Kauan, que já faz parte hoje do ciclo Sub-20 da Seleção Brasileira. Tivemos um ano vitorioso e vamos continuar investindo para revelar novos talentos e buscar títulos”, destacou.
Gerente das categorias de base do Fortaleza, Erisson Matias destacou os fatores fundamentais para os resultados positivos conquistados em 2024, sobretudo no Brasileiro Sub-20, onde a equipe caiu apenas na semifinal, para o Cruzeiro. Nesta competição, inclusive, um novo nome ganhou destaque: o centroavante Kauê Canela, artilheiro do time.
“A campanha feita pelo nosso Sub-20, onde chegamos à semifinal do Brasileiro, é um reflexo do planejamento montado ainda no segundo semestre de 2023, onde estruturamos pilares importantes para a melhoria dos processos de formação, fizemos captações pontuais de jovens promissores identificados pelo nosso departamento de inteligência, melhoramos nossa logística em decorrência dos longos deslocamentos além de potencializarmos a integração entre base e profissional”, exaltou.
Ao lado do Palmeiras, o Fortaleza foi um dos times que conseguiu a marca de terminar entre as quatro melhores campanhas da Série A e do Brasileiro Sub-20. O próximo compromisso da base é a Copinha, com estreia prevista para o dia 5 de janeiro contra o Carajás-PA.
0 comentários