Evandro Carvalho afirmou que os próximos clássicos do Pernambucano ainda não tem garantia de ter duas torcidas
Apesar de garantir a presença das duas torcidas no clássico entre Náutico e Santa Cruz, nos Aflitos, os demais clássicos não têm a mesma garantia. Os jogos do Sport contra o Santa Cruz, no Arruda, e contra o Náutico, na Ilha do Retiro, ainda passarão por avaliação do poder público para definir se receberão torcedores do time visitante.
“Cada clássico é avaliado pela segurança pública”, se limitou a dizer o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, em contato com a reportagem do NE45.
Ou seja, o aval para garantir a presença de duas torcidas nos próximos clássicos será dado pela Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco. Essa é a pasta do governo estadual responsável pela segurança pública.
Os confrontos de membros de uniformizadas é um dos grandes problemas enfrentados pela segurança pública de Pernambuco e a medida de implementar torcida única, nos últimos anos, tem a intenção de evitar a violência nos arredores dos estádios.
Entretanto, é uma medida pouco efetiva, tendo em vista que há encontros para brigas em diversos pontos da Região Metropolitana do Recife não só em dias de clássico, mas também em jogos que envolvem clubes com uniformizadas aliadas a uma rival.
Teve torcida única nos clássicos do Sport contra Santa Cruz e Náutico em 2024?
Os clássicos entre Sport e Santa Cruz em 2024, no Arruda e Arena de Pernambuco, pelas semifinais do Campeonato Pernambucano Betnacional, tiveram torcida única. Porém, no jogo válido pela 1ª fase do torneio, houve a presença das duas torcidas após os clubes entrarem com uma ação na Justiça pela liberação.
A situação de torcida única também se manteve nas finais do Estadual do ano passado, tendo apenas torcida do Náutico no jogo de ida, nos Aflitos, e só torcida do Sport na volta, na Arena de Pernambuco. Da mesma forma que, no jogo da 1ª fase, houve as duas torcidas nos Aflitos, ainda por conta da ação movida na Justiça.
0 comentários