A informação foi divulgada primeiramente pelo Tricolor, via assessoria, após protestos contra a arbitragem do Clássico das Emoções
Nesta segunda-feira (27), Náutico, Retrô, Santa Cruz e Sport protocolaram, à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), o pedido por arbitragem de fora do estado e de uso do árbitro de vídeo (VAR) nos jogos entre eles no Campeonato Pernambucano Betnacional.
Os pedidos ganharam força após o Santa Cruz se sentir prejudicado na arbitragem do Clássico das Emoções, no segundo gol do Náutico, onde há um toque da bola no braço de Bruno Mezenga na jogada. Com isso, o clube já tinha oficializado o pedido à FPF.
Entretanto, o pedido ganha força ao ser divulgado que ele foi feito em conjunto entre os quatro clubes de maior poderio financeiro do estado. O Sport, que disputa a Série A, o Náutico e o Retrô que disputam a Série C, e o Santa Cruz, que disputará a Série D.
Na nota divulgada pelos clubes, há uma necessidade por arbitragem de fora de Pernambuco e do VAR para minimizar os erros e falhas nas partidas do Campeonato Pernambucano Betnacional. Além disso, segundo as agremiações, esse pedido visa “garantir uma competição mais justa e equilibrada entre os 10 clubes”.

Foto: Rafael Vieira/FPF
Confira a nota conjunta emitida por Náutico, Retrô, Santa Cruz e Sport
Após reunião realizada nesta segunda-feira (27/01) entre representantes de Náutico, Retrô, Santa Cruz e Sport, os quatro clubes fecharam o entendimento inédito da necessidade de utilização do VAR nos jogos do Campeonato Pernambucano 2025 que os envolverem, além da escalação de árbitros de fora do quadro da Federação Pernambucana de Futebol.
Através de uma solicitação formal à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), os quatro clubes exigem que as medidas sejam adotadas com o objetivo de garantir uma competição mais justa e equilibrada entre todos os 10 clubes.
A decisão conjunta é fruto da preocupação com o futebol pernambucano e busca assegurar que erros e falhas de árbitros possam ser minimizados, tornando o campeonato mais íntegro para todos os envolvidos.

Foto: Rafael Vieira/FPF
FPF divulga escala de arbitragem para 5ª do Estadual sem VAR e com arbitragem local
Apesar do pedido protocolado nesta segunda-feira, esta 5ª rodada do Campeonato Pernambucano Betnacional deve seguir sem VAR e arbitragem de fora do estado. Isso porque a FPF divulgou a escala de árbitros para esta rodada e todo o quadro escalado é de Pernambuco.
O jogo desta rodada que envolve este pedido é o de Santa Cruz x Retrô, no Arruda, às 20h desta terça-feira (28). O duelo será comandado por Nairon Pereira, com os auxiliares Victor Lavor e Wagner Cabral. Obviamente, sem a presença do árbitro de vídeo.
0 comentários