Equipes se enfrentam pela primeira vez nesta temporada; PMPE apura desdobramentos
Em meio às cenas de violência vistas nas ruas do Recife antes do jogo entre Santa Cruz e Sport, o presidente da Alepe, Álvaro Porto, solicitou a suspensão do Clássico das Multidões. Em nota, é confirmado o contato com a Defesa Social e o Tribunal de Justiça de Pernambucano.
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF), em contato com o NE45, por sua vez, garantiu a realização da partida. O confronto, válido pelo Campeonato Pernambucano, está marcado para o Arruda, às 16h30.
Em breve contato com a reportagem, o presidente Evandro de Carvalho afirmou que o estádio não tem problemas que impeçam o andamento da rodada. O duelo marca o retorno do embate entre tricolores e rubro-negros com duas torcidas presentes nas arquibancadas, tendo em vista que em 2024, também pelo Estadual, episódios de selvageria resultaram em uma nova decisão de torcida única.

Torcedores de Santa Cruz e Sport brigam nas ruas. Crédito: Reprodução/Redes Sociais
Governadora se pronuncia
Quem também se posicionou em relação as fatalidades registradas neste sábado foi a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Em sua conta no X, Lyra disse que sua equipe está “tomando as devidas providências para punir os vândalos responsáveis pela barbárie vista no Recife”.
Ainda segundo a governadora, 700 policiais estão destinados para trabalhar hoje e que os feridos foram levados para o Hospital da Restauração.
Estou trabalhando com a equipe do governo desde o primeiro momento, e tomando as devidas providências para punir os vândalos responsáveis pela barbárie vista mais cedo no Recife. Cerca de 700 policiais estão destinados para a missão e os feridos estão sendo atendidos no HR. [+]
— Raquel Lyra (@raquellyra) February 1, 2025
Violência antes de Santa Cruz x Sport
Os confrontos foram divulgados em várias redes sociais e mostram a selvageria de grupos ligados a Santa Cruz e Sport. Um dos locais que tiveram brigas foi no bairro da Torre, que traz cenas de muita correria, barulho de fogos e embates com artifícios de violência nas mãos dos integrantes.
Até o momento, no entanto, não houve um balanço oficial da confusão e registro de mortos ou feridos. O NE45 entrou em contato com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), que informou estar apurando os desdobramentos das imagens.
Abaixo, confira nota oficial do presidente da Alepe:
Diante das cenas de violência e selvageria protagonizadas, neste sábado (01.02), por integrantes de torcidas organizadas do Santa Cruz e Sport nas ruas do Recife, principalmente nas proximidades do estádio do Arruda, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, pede ao Governo do Estado e à Federação Pernambucana de Futebol que seja cancelada a partida marcada para às 16h30 de hoje entre os dois clubes.
Porto já entrou tem contato com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, e com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, solicitando a suspensão do jogo.
De acordo com o presidente da Alepe, as agressões e o clima de terror instalado no Recife podem gerar tragédias ainda maiores das que já foram registradas, inclusive com mortes, além de evidentes riscos para torcedores e para a população em geral.
O deputado diz que esses episódios que têm se repetido no Recife e em toda a Região Metropolitana, são lamentáveis e inadmissíveis e precisam ser combatidos com veemência.
Na avaliação de Porto, que já recebeu, no seu gabinete. os presidentes dos principais clubes pernambucanos para tratar da violência produzida pelas organizadas, a repressão com o uso contínuo da inteligência policial é o caminho para se enfrentar os criminosos que se infiltram nas torcidas e promovem confrontos como os observados neste sábado.
0 comentários