publicidade

Governadora de Pernambuco determina portões fechados para os próximos 5 jogos de Santa Cruz e Sport; entenda

Pernambucano, PE, Santa Cruz, Sport, Últimas

Por Portal NE45

Por Portal NE45

Postado dia 1 de fevereiro de 2025

Motivação foi as cenas de violência neste sábado no Recife

Depois das cenas de violência envolvendo duas facções organizadas de Santa Cruz e Sport neste sábado (1), poucas horas antes do Clássico das Multidões, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, convocou uma reunião de emergência para deliberar sobre os acontecimentos do dia. Ficou determinado que os próximos cinco jogos envolvendo Santa Cruz e Sport terão portões fechados.

“A gente viu aqui episódios que não são toleráveis aqui no estado de Pernambuco, e daí a determinação, depois da recomendação, do diálogo profundo com o Tribunal de Justiça, Forças Operacionais de Polícia, o Ministério Público do Estado, da realização dos próximos cinco jogos que envolvam o Santa Cruz e o Sport, sem torcida”, disse a governadora.

“Isso é necessário para que, após essa determinação, se possa seguir um protocolo de cumprimento de determinação, cadastramento, reconhecimento facial, identificação dos torcedores que frequentam os estádios”, concluiu Raquel Lyra.


Determinação do governo de Pernambuco após cenas de violência entre torcidas de Santa Cruz e Sport

Foto: Diário Oficial

A determinação é mediata. Ou seja, para o duelo entre Sport e Fortaleza, marcado para a próxima terça-feira (4), na Ilha do Retiro, às 21h30, pela Copa do Nordeste, já não haverá torcidas no estádio rubro-negro.

No caso do Santa Cruz, essa determinação já deixa claro que, em uma hipotética ida para a final da competição, o Arruda não terá torcida – ao todo seriam um jogo da primeira fase, uma partida da segunda fase ou semifinal e mais o jogo da decisão, além de, no mínimo, mais uma da Série D.

Leia mais
Facções de Santa Cruz e Sport entram novamente em confronto antes do clássico
Presidente da Alepe pede suspensão de Santa Cruz x Sport; FPF garante partida

Briga entre facções organizadas de Santa Cruz e Sport antes do clássico deste sábado pelo Pernambucano 2025

Foto: Reprodução

Balanço das brigas

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) divulgou nota na noite deste sábado para atualizar a situação após as cenas de selvageria e confusão vistas nas ruas do Recife entre facções de Santa Cruz e Sport. Não houve registro de mortes. Ao todo, 12 torcedores foram encaminhados para o Hospital da Restauração, sendo que três deles ainda internadas.

A PMPE divulgou que “14 pessoas foram detidas por violência entre torcedores, após incidentes nos bairros da Iputinga, Torre e Madalena. Confusões também foram registradas em locais da RMR”.

Ainda segundo a nota, “antes do jogo cerca de 650 pessoas foram conduzidas até o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e passaram por revista, sendo acompanhados, até o local da partida, no Arruda”.

Briga entre facções organizadas de Santa Cruz e Sport antes do clássico deste sábado pelo Pernambucano 2025

Foto: Reprodução

Confusão entre torcidas organizadas entre Santa Cruz x Sport neste sábado antes do clássico pelo Pernambucano 2025

Reprodução/Redes Sociais

Nota da FPF

A Federação Pernambucana de Futebol lamenta profundamente os episódios de violência registrados neste sábado (1º), envolvendo grupos organizados que se enfrentaram em diferentes pontos da cidade, muitas horas antes das partidas de Santa Cruz e Sport pelo Estadual. Cabe destacar que as cenas lamentáveis de violência não ocorreram nos arredores do estádio e não têm relação direta com a realização do jogo em si.

Como em anos anteriores, o presidente da FPF sempre se posicionou e, de ofício, adotou medidas, impondo a torcida única em várias e várias partidas seguidas, por entender que essa é a melhor solução para garantir a segurança dos torcedores e preservar o futebol como um espaço de lazer e emoção. No Campeonato Pernambucano de 2024, os maiores públicos foram registrados em partidas com torcida única, demonstrando que essa medida não afasta os torcedores, mas sim proporciona um ambiente mais seguro e acolhedor para todos.

Diante dos fatos recentes, a FPF determina que todos os clássicos do Campeonato Pernambucano de 2025 serão disputados com torcida única. Acreditamos que essa é a alternativa mais eficaz para coibir episódios de violência sem penalizar os verdadeiros torcedores com partidas de portões fechados. A solução não está em afastar o público dos estádios, mas sim em combater quem utiliza o futebol como pretexto para a criminalidade.

A FPF seguirá em diálogo com as autoridades para reforçar medidas de segurança e contribuir com soluções que garantam a integridade do espetáculo e a proteção dos torcedores. O futebol pernambucano não pode ser refém da violência, e trabalharemos para que ele continue sendo um símbolo de paixão e força cultural.

Federação Pernambucana de Futebol

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING