As organizadas não poderão marcar presença para o primeiro jogo entre Fortaleza e Ceará de 2025
As principais torcidas organizadas de Fortaleza e Ceará seguem vetadas de comparecer aos jogos do Campeonato Cearense e, portanto, não irão marcar presença no Clássico-Rei do próximo sábado (8), na Arena Castelão, pela quinta rodada. A decisão da manutenção da punição foi divulgada pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (TDJF-CE) nesta quarta-feira (5).
Portanto, os grupos de torcedores afetados são: Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) e Jovem Garra Tricolor (JGT); e Torcida Organizada Cearamor (TOC) e Movimento Força Independente (MOFI). O veto é válido até o meio da próxima semana, quando o Pleno irá julgar de forma definitiva o caso.
LEIA MAIS | TJDF-CE proíbe presença das torcidas organizadas de Ceará e Fortaleza em jogos do Cearense
O TJDF-CE tomou esta decisão para evitar novos casos de violência nas arquibancadas. Nos duelos entre Horizonte e Fortaleza, no dia 25 de janeiro, e Ceará e Ferroviário, no dia 26 de janeiro, as torcidas organizadas do Leão e Vozão entraram em conflito entre si e, por isso, foram vetadas pelo tribunal até o dia 5 de fevereiro. A punição, no entanto, foi estendida para o Clássico-Rei.
Na decisão inicial, parte dos setores destinados a estas organizadas foi fechado e os dois times tiveram de erguer faixas com dizeres de paz. Para o jogo de sábado (8), não haverá limitação, tampouco a necessidade colocar as mensagens.
Na manhã desta quinta-feira (6), a Federação Cearense de Futebol (FCF) se posicionou e divulgou oficialmente a punição imposta pelo TJDF-CE:
“A Federação Cearense de Futebol vem por meio desta nota informar que o Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado do Ceará, realizou nesta quarta-feira, 5, sessão extraordinária referente à suspensão de Torcidas Organizadas do Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube. O Pleno esteve reunindo no auditório situado na sede da Casa do Futebol.
Em sessão extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira, o Pleno decidiu manter a suspensão das torcidas organizadas mencionadas até que a Comissão Disciplinar realize sessão extraordinária para análise do processo.
Com a nova decisão, fica expressamente proibida a presença das torcidas organizadas TOC, MOFI, TUF e JGT em todos os jogos do Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube, independentemente de serem mandantes ou não. Cabe ao Ceará e ao Fortaleza assegurar que ninguém adentre ou permaneça nas dependências do estádio portando qualquer indumentária, equipamento, bandeira, instrumento ou objeto que faça alusão a essas torcidas ou grupos.
Além disso, o Ceará Sporting Club e o Fortaleza Esporte Clube devem se abster de adotar qualquer medida que favoreça a presença de integrantes das torcidas organizadas TOC, MOFI, TUF e JGT nos locais de jogo, incluindo a venda ou doação de ingressos a indivíduos identificados pela agremiação como membros dessas torcidas.
Fica permitido aos clubes na condição de mandante da partida, utilizar o setor destinado às respectivas torcidas, com a capacidade máxima”.

Foto: Davi Guimarães/Corteia
0 comentários