O Ferroviário, por ser o mandante da partida contra o Ceará, também será julgado pelo tribunal e pode ser punido
O Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE) vai julgar o Ceará, na tarde desta quinta-feira (13), pela briga entre duas torcidas organizadas do próprio clube, nas arquibancadas do estádio Presidente Vargas. O fato ocorreu durante a vitória por 2 a 1 sobre o Ferroviário, pela segunda rodada do Campeonato Cearense.
Por ser o mandante daquela partida, o Tubarão da Barra também será julgado e pode sofrer consequências. As duas equipes foram denunciadas no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que visa punir com multa e/ou perda de mando de campo quem “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens, invasão de campo e lançamento de objetos”.
LEIA MAIS | Em jogo movimentado, Ceará e Confiança empatam no Castelão pelo Nordestão
“Caso a desordem, invasão ou lançamento de objeto seja feito pela torcida da entidade adversária, tanto a entidade mandante como a entidade adversária serão puníveis, mas somente quando comprovado que também contribuíram para o fato”, explica o segundo parágrafo do artigo 213.
Com relação a perda de mando de campo, o clube punido pode ficar entre um a dez jogos de portões fechados em competições organizadas pela Federação Cearense de Futebol (FCF). Com relação a multa, o valor varia entre R$ 100 e R$ 100 mil. O julgamento acontecerá na sede do TJDF-CE, localizado na FCF.
Na última terça-feira (11), Fortaleza e Horizonte foram julgados e punidos pela 2ª comissão disciplinar do tribunal por briga entre torcedores leoninos no estádio Domingão, no dia 25 de janeiro. O Leão (visitante) perdeu dois mandos de campo, enquanto o Galo do Tabuleiro (mandante), apenas um. Os dois times vão recorrer.

Foto: Samuel Félix/Ceará SC
0 comentários