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Após sócios terem cartões de crédito clonados, Fortaleza anuncia medidas para evitar novos casos

Fortaleza, CE, Últimas

Por Guilherme de Andrade

Por Guilherme de Andrade

Postado dia 16 de fevereiro de 2025

Através de mensagem institucional, o Fortaleza divulgou as melhorias realizadas no sistema do sócio-torcedor para evitar novos cartões clonados

Em janeiro deste ano, diversos associados do Fortaleza relataram que tiveram os cartões de crédito clonados após registrá-los no sistema de sócio-torcedor do clube. Portanto, para solucionar este problema e evitar novos casos, o Leão do Pici, através de uma mensagem institucional divulgada neste domingo (16), informou todas as medidas tomadas desde o dia 13 de janeiro. 

A partir desta data, o Tricolor reforçou a segurança dos servidores; revisou e aprimorou os processos internos para elevar a segurança digital; firmou parceria com empresas especializadas em cibersegurança; registrou o problema na delegacia especializada em crimes cibernéticos para responsabilizar os envolvidos; trocou a chave de segurança das transações; e realiza monitoramento contínuo para detectar qualquer atividade suspeita.

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O Fortaleza realizou, também, uma auditoria externa e independente, além de contratar uma consultoria especializada para realizar diagnóstico de conformidade, com foco na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e na segurança dos dados. 

“O Fortaleza reconhece a gravidade dessa situação e garante que tomou, e está tomando, todas as medidas necessárias para resolver o problema. Assim que identificamos a vulnerabilidade, no dia 13 de janeiro, iniciamos imediatamente uma investigação interna. Desde então, implementamos diversas ações para garantir que esse tipo de problema não se repita”, disse o clube.

Até o momento, as medidas tomadas surtiram efeito, uma vez que não houve mais nenhum registro de comprometimento de dados de novos cartões de crédito cadastrados, garantiu o Fortaleza. “Todos os relatos são de cartões cadastrados anteriormente a essa data. Qualquer situação ainda presente, é remanescente do problema anterior às medidas tomadas pela equipe do Sócio Fortaleza”, reforçou.

Além das medidas, o clube garante que ofereceu total suporte aos torcedores que os procuraram para relatar os casos. 

“Nós reforçamos aqui o nosso pedido de desculpas ao torcedor. Reconhecemos o problema, pedimos desculpas aos sócios que foram afetados por essa situação, reforçamos o compromisso de trabalhar para evitar situações como essa. O Fortaleza tomou e vem tomando todas as medidas necessárias para corrigir essa situação”, disse Marcelo Paz, CEO do Fortaleza.  

Fortaleza - Série A - Flamengo - Torcida

Foto: Mateus Lotif/FEC

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