Tricolor sai na frente, mas diminui ritmo, leva virada do Jacupa e não consegue reagir
Uma atuação heroica do Leão do Sisal. Por outro lado, um desempenho vergonhoso do Esquadrão. Assim foi o resultado deste sábado (1) de Carnaval, com o Jacuipense vencendo o Bahia de virada, por 2 x 1, em plena Arena Fonte Nova. A partida foi válida pela ida da semifinal do Campeonato Baiano.
Depois de um primeiro tempo de amplo domínio e a vantagem mínima no placar, com gol de Acevedo, o Bahia sucumbiu em 10 minutos na etapa final. Mas há de se ressaltar os méritos do Jacupa, que foi efetivo e superior nesse período para virar o placar com gols de Alisson Daniel e Vinícius Amaral. No fim, apesar da pressão, o revés se consumou para o Tricolor.
O Esquadrão entrou na partida com o time todo reserva, poupando para a Pré-Libertadores. Mas, ainda assim, o desempenho apresentado ficou muito abaixo do que essa equipe escalada poderia e deveria apresentar. O Jacupa não quis saber disso, fez sua parte e conquistou a vitória.
O jogo da volta pela semifinal do Campeonato Baiano entre Bahia e Jacuipense acontecerá no dia 9 (domingo), às 18h, no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana.
Próximo jogo do Bahia
O Esquadrão volta a campo na quinta-feira (6), quando fará o jogo de ida da 3ª fase da pré-Libertadores. O adversário será o Boston River-URU. O duelo acontecerá no estádio Centenário, às 21h30.
Bahia sai na frente, mas leva virada do Jacuipense dentro de casa
O primeiro tempo foi de amplo domínio do Bahia, apesar de não ter tido um volume de jogo tão grande assim. Claro, criou suas chances, abriu o placar e esteve presente no ataque. Mas a quantidade em si não foi tão grande. Enquanto isso, o Jacuipense praticamente se limitou a defender-se, já que tinha muita dificuldade para quebrar as linhas de marcação do Tricolor.
O Bahia teve duas boas tentativas em chute da entrada da área, com Michel Araújo e Cauly, e assustou o goleiro Marcelo. Mas o gol saiu aos 34, em chute de Nico Acevedo pela direita, de fora da área. Ele arriscou e contou com desvio para tirar o arqueiro do lance.
🎥 GOL DE NICO DE PERTINHO #BBMP https://t.co/bXu3ey78V3 pic.twitter.com/JGfeFNxqUt
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) March 1, 2025
Mas, no segundo tempo, mesmo com um maior relaxamento do Bahia, o Jacuipense mudou totalmente. Foram 10 minutos de muita efetividade e também superioridade. Assim, virou o placar com muitos méritos.
Logo aos dois minutos, após cruzamento para a área, a zaga do Bahia não achou nada e a bola sobrou na direita para Alisson Daniel, livre de marcação. Ele finalizou cruzado e empatou. Aos cinco, Alisson Daniel quase marcou novamente, em contra-ataque. Ele limpou a marcação e bateu colocado, passando perto da trave.
Mas aos 10, não teve jeito. Após passe rasteiro de Matheus Firmino por entre a marcação, Vinícius Amaral dominou e chutou no canto esquerdo de Danilo Fernandes para virar. O Bahia precisava reagir para reverter o prejuízo. Aos 12, Rodrigo Nestor invadiu a área e mandou a batida na trave.

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Aos 20, após cruzamento, Erick cabeceou forte e Marcelo fez um milagre para salvar o Leão do Sisal. Aos 23, o volante do Esquadrão teve mais uma chance de cabeça, mas mandou para fora.
O Bahia tentava o abafa na reta final, pressionando muitas vezes com a bola aérea. Por outro lado, a defesa do Jacupa estava muito atenta para cortar o perigo. Aos 42, Acevedo tentou cortar um cruzamento e quase marca contra. Só não marcou porque Danilo Fernandes estava esperto para salvar.
Aos 46, Lucho Rodríguez tentou de fora da área, a bola desviou na zaga, mas Marcelo estava bem posicionado para espalmar. Aos 53, num contra-ataque de três contra um, Jefferson Baiano poderia ter feito o terceiro gol. Driblou Everton Ribeiro, driblou Danilo Fernandes, e perdeu um gol inacreditável ao mandar por cima do gol.
Logo após esse lance, o árbitro apitou o fim do jogo para uma vitória enorme do Jacupa diante do Bahia, que saiu vaiado da Arena Fonte Nova e precisa se recuperar do prejuízo fora de casa.

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
FICHA DO JOGO
Bahia 1
Danilo Fernandes; Santiago Arias (Kayky), David Duarte, Rezende e Iago (Erick Pulga); Acevedo, Erick, Cauly (Everton Ribeiro), Rodrigo Nestor (Caio Alexandre) e Michel Araújo (Lucho Rodríguez); Willian José. Técnico: Rogério Ceni.
Jacuipense 2
Marcelo; Hugo Moura, Weverton, Everson e Alex Cazumba; Thiago (Borges), Vinícius Amaral (Railon) e Matheus Firmino (Guilherme Rend); Flavinho, Cesinha (Jefferson Baiano) e Caíque (Alisson Daniel). Técnico: Rodrigo Ribeiro.
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA.
Árbitro: Josué Reis de Jesus Júnior (BA).
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Patrícia dos Reis do Nascimento (ambos BA).
Gols: Acevedo (36’/1ºT) (BAH); Alisson Daniel (02’/2ºT) e Vinícius Amaral (10’/2ºT) (JAC).
Cartões amarelos: Rodrigo Nestor (BAH); Marcelo, Matheus Firmino (JAC).
Público: 20.835 torcedores.
Renda: R$ 507.950,00
0 comentários